AS IMPLICAÇÕES JURÍDICAS E PSICOLÓGICAS DO FEMINICÍDIO

Autores

  • Daniele Cavalcanti Silva Centro Universitário São Lucas
  • Taliane Ferneda Batista Centro Universitário São Lucas
  •  Delner do Carmo Azevedo Centro Universitário São Lucas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5122

Palavras-chave:

Feminicídio. Violência. Gênero. Mulher.

Resumo

O crescente assassinato de mulheres faz imergir a importância em se discutir o feminicídio, que numa definição ampla é o ato e matar mulheres em razão de gênero. Assim sendo, o presente artigo tem como objetivo geral é analisar os aspectos relevantes sobre feminicídio em relação às implicações jurídicas, psicológicas e sociais. Com relação aos objetivos específicos, objetiva: identificar os tipos de violência de gênero contra a mulher; Revelar as principais causas do feminicídio; Apresentar os aspectos relevantes sobre o feminicídio contido na alteração do art. 121 pela Lei nº 13.104/15; analisar e demonstrar as implicações jurídicas, psicológicas e sociais do feminicídio. Com relação à natureza da pesquisa foi utilizada a pesquisa básica, procura gerar novos conhecimentos, contribuindo para o avanço da ciência. Quanto aos objetivos da pesquisa, é uma pesquisa descritiva, pois o fenômeno ocorrido ou objeto de estudo é analisado conforme sua relação entre as variáveis. Já os procedimentos técnicos da pesquisa, configuram-se como pesquisa bibliográfica que constitui numa coleta de dados de materiais já publicados como: livros, jornais, revista e artigos. As implicações jurídicas ficam evidentes porque foi estabelecida duas condições: a primeira violência doméstica e familiar; a segunda o menosprezo ou discriminação à condição de mulher. Nas implicações psicológicas, ponto marcante é o desenvolvimento pelas vítimas de distúrbios de ansiedade, depressão e síndrome do pânico, que devido a grande pressão psicológica pode evoluir para casos de suicídio.

Biografia do Autor

Daniele Cavalcanti Silva, Centro Universitário São Lucas

Acadêmica de Direito- Centro Universitário São Lucas.  E-mail: danielecavalcanti96@gmail.com.

Taliane Ferneda Batista, Centro Universitário São Lucas

Acadêmica de Direito- Centro Universitário São Lucas. E-mail: talianeferneda@gmail.com.

 Delner do Carmo Azevedo, Centro Universitário São Lucas

Professor no Centro Universitário São Lucas, Porto Velho/RO - Especialista em Direito Administrativo. E-mail: Delner.azevedo@saolucas.edu.br.

 

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Silva, D. C. ., Batista, T. F. ., & Azevedo, DelnerdoC. (2022). AS IMPLICAÇÕES JURÍDICAS E PSICOLÓGICAS DO FEMINICÍDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 1114–1131. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5122