ALUNOS COMO MULTIPLICADORES NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA FAMILIAR E DOMÉSTICA CONTRA A MULHER

Autores

  • Yasmin Christine da Silva Cavalcante
  • Celi Cristina Nunes Cavalcante Universidade Federal do Amazona

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5155

Palavras-chave:

1°Juizado especializado no combate a violência doméstica e familiar contra a Mulher. projeto maria vai à escola. Serviço social.

Resumo

O presente artigo resulta de uma pesquisa realizada através do Projeto realizado pelo 1º Juizado Maria da penha, chamado “Maria vai á escola” junto com a equipe multidisciplinar do Juizado atendemos ambas as partes do processo do Maria da penha, dando foco nas mulheres que vivem em situação de violência e entrelaçado a isto, realizamos as intervenções necessárias com os homens, a fim de promover a conscientização quanto a violência doméstica. Com objetivo de analisar o papel do Serviço Social junto à questão da violência contra a mulher. A violência contra a mulher tem sido apontada pela ONU como uma violação dos Direitos Humanos e como um problema de Saúde Pública, ou seja, como uma das principais causas de doenças das mulheres (hipertensão, angústia, depressão, sofrimento psíquico, e outras). Da mesma forma, a violência cometida contra as mulheres é considerada um dos principais entraves ao desenvolvimento de países do mundo inteiro. Portanto, a interlocução do Serviço Social com essa questão se faz necessária. Uma vez que a violência de gênero é um fenômeno social, deve ser enfrentada através de um conjunto de estratégias políticas e de intervenção social direta.

Biografia do Autor

Yasmin Christine da Silva Cavalcante

Discente: do curso de Serviço social. E-mail: yasminchh@hotmail.com.

Celi Cristina Nunes Cavalcante, Universidade Federal do Amazona

Orientadora do curso: Serviço social. Universidade Federal do Amazona – UFAM.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Cavalcante, Y. C. da S. ., & Cavalcante, C. C. N. . (2022). ALUNOS COMO MULTIPLICADORES NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA FAMILIAR E DOMÉSTICA CONTRA A MULHER. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 1521–1528. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5155