DESCRIÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS: UMA PROPOSTA PARA A EMPRESA CIDADE LIMPA DO MUNICÍPIO DE BRUSQUE/SC

Autores

  • Maria Eduarda Floriani mariaeduarda@cidadelimpa.com.br
  • Josely Cristiane Rosa
  • Salesio Efranen Xavier Junior Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5164

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas. Descrição de Cargos. Salários.

Resumo

Em meio a um mundo globalizado e competitivo, as empresas precisam se empenhar para manter e contratar pessoas capazes de agregar valor à organização. Compreendemos que, o capital mais importante da organização são as pessoas. Sendo assim, o primeiro passo para que se realize uma gestão eficaz é a criação de uma estrutura, a qual possibilite que os funcionários se adaptem aos cargos certos e tenham uma remuneração justa. Nesse sentido, a pesquisa propôs uma descrição de cargos e salários para a empresa Caçamba Cidade Limpa do Município de Brusque/SC, que esteja em conformidade com o mercado de trabalho. Para tanto, a pesquisa identificou os cargos existentes na empresa, assim como as competências técnicas e comportamentais, além de realizar uma pesquisa salarial. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa foi caracterizada em qualitativa, tipificada em exploratória e descritiva. Quanto aos métodos, a pesquisa foi classificada em pesquisa documental e estudo de caso. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a empresa não tinha um documento que regulamentava a descrição dos cargos e salários. Ao realizar a pesquisa salarial, observou-se que a maioria dos cargos estavam na média mercado, visto que somente três precisavam ser reajustados. Por fim, consideramos que a descrição e análise de cargos e salários funciona como um mapeamento do trabalho realizado dentro da organização, visto que um programa de descrição e análise de cargos e salários produz subsídios para a uma eficaz Gestão de Pessoas.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Floriani, mariaeduarda@cidadelimpa.com.br

Acadêmica do curso de Administração da UNIFEBE. E-mail: mariaeduarda@cidadelimpa.com.br

Josely Cristiane Rosa

Doutora em Desenvolvimento Regional. Mestre em Gestão de Políticas Públicas. Especialista em Recursos Humanos. Especialista em Marketing Empresarial. Especialista em Psicologia e Psicopedagogia. Bacharel em Ciência Política.

Salesio Efranen Xavier Junior, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Acadêmico do curso de Administração da UNIFEBE. E-mail: juniorsalesio66@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Floriani, M. E. ., Rosa, J. C. ., & Xavier Junior, S. E. . (2022). DESCRIÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS: UMA PROPOSTA PARA A EMPRESA CIDADE LIMPA DO MUNICÍPIO DE BRUSQUE/SC. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 1637–1660. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5164