A POSSIBILIDADE DE PRÁTICA DE ABORTO EM VÍTIMAS DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL VERSUS O DIREITO À VIDA DO FETO

Autores

  • Cecília Cristina Aparecida Silva Centro Universitário Una de Bom Despacho
  • Marisa Marta Anselmo Centro Universitário Una de Bom Despacho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5288

Palavras-chave:

Aborto. Crime de estupro de vulnerável. Princípio da dignidade humana. Direito à vida.

Resumo

Através da presente pesquisa científica, trata-se sobre a possibilidade de prática de aborto em caso de gravidez decorrente de um crime de estupro de vulnerável em detrimento do direito à vida do feto. Nesse contexto, observa-se que o Código Penal Brasileiro, por intermédio do artigo 128, II, apresenta duas possibilidades de aborto legal e, dentre elas, tem-se a questão tratada no artigo. Ressalta-se, nesse esteio, que existem duas vertentes doutrinárias e jurisprudenciais acerca do assunto, quais sejam, aqueles que se posicionam em prol da manutenção do direito à vida do feto, mesmo que tal gestação seja decorrente de um crime de estupro de vulnerável. De outro modo, tem-se aqueles que se posicionam em prol do direito de a vítima realizar o aborto, em consonância com o princípio da dignidade humana e com a necessidade de se proteger a integridade física e psíquica da mesma. Com subsídio em tais posicionamentos, compreende-se que cada caso deverá ser analisado pelo magistrado de modo individual, com o sopesamento de princípios e direitos fundamentais, para que não haja a propagação de decisões injustas e contrárias aos valores sociais. Com relação à metodologia adotada, enfatiza-se a utilização de mecanismos bibliográficos, doutrinários e jurisprudenciais, haja vista que a temática é puramente teórica.

Biografia do Autor

Cecília Cristina Aparecida Silva, Centro Universitário Una de Bom Despacho

Graduando em Direito- Centro Universitário Una de Bom Despacho/ MG.

Marisa Marta Anselmo, Centro Universitário Una de Bom Despacho

Especialista em Educação especial Inclusiva com ênfase em tecnologia assistiva e comunicação alternativa- Faculdade Serra Geral.  Licenciatura Plena em Educação Física- Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho/MG.  Graduando em Direito - Centro Universitário Una de Bom Despacho/ MG.

Downloads

Publicado

2022-05-14

Como Citar

Silva, C. C. A. ., & Anselmo, M. M. . (2022). A POSSIBILIDADE DE PRÁTICA DE ABORTO EM VÍTIMAS DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL VERSUS O DIREITO À VIDA DO FETO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 1821–1844. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5288