A EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO CRÍTICO/REFLEXIVO

Autores

  • Alessandra Aparecida da Silva Bitencourt Faculdade de Tecnologia do Ipê FAIPE
  • Cássia Aparecida de Mello Amaral Jesus Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas
  • Surizaday Fátima de Souza Dutra Faculdade de Ciências e Tecnologia Paulista
  • Tainah de Oliveira Gonçalves Corrêa Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIVE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5379

Palavras-chave:

Educação Infantil.  Crítico-reflexivo. Qualidade de vida.

Resumo

A importância da educação infantil na formação crítico/reflexivo é algo que deve ser afirmado na presença dos profissionais da educação, observando, no primeiro ano do ensino fundamental, as diferenças entre os alunos que participam e os que não participam da educação infantil; e articular como a educação nesta etapa pode contribuir para a cognição humana e a formação social. Esta etapa da educação é de grande valia, pois é nela que se forma a personalidade da criança, o que determina os fatores que a influenciam a se tornar um adulto. No entanto, ainda não há uma quantidade considerável de conhecimento e valorização para o ensino nesta fase, é necessário divulgar seus benefícios na melhoria da qualidade de vida e sua importante colaboração para tal. Utilizou-se para a realização deste artigo um estudo bibliográfico, em que os resultados obtidos ressaltaram a importância da primeira etapa do ensino, pois é visto que as crianças que participaram da educação infantil apresentaram maior segurança social e cognitiva.

 

 

Biografia do Autor

Alessandra Aparecida da Silva Bitencourt, Faculdade de Tecnologia do Ipê FAIPE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.  Especialista em Educação Infantil com Ênfase nos Anos Iniciais pela Faculdade de Tecnologia do Ipê FAIPE.

Cássia Aparecida de Mello Amaral Jesus, Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Cândido Rondon – UNIRONDON. Especialista em Educação Infantil – Alfabetização Séries Iniciais Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas – ICE.

Surizaday Fátima de Souza Dutra, Faculdade de Ciências e Tecnologia Paulista

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universidade UNIC, Especialista Educação Especial com Ênfase em Atendimento Educacional Especializado - AEE pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Paulista – FACITEP.

Tainah de Oliveira Gonçalves Corrêa, Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIVE

Graduada em Pedagogia pela Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas, Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIVE.

Downloads

Publicado

2022-05-20

Como Citar

Bitencourt, A. A. da S. ., Jesus, C. A. de M. A. ., Dutra, S. F. de S. ., & Corrêa, T. de O. G. . (2022). A EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO CRÍTICO/REFLEXIVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 1932–1938. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5379