PERFIL DO PROFESSOR PARA ATUAR NO SÉCULO XXI

Autores

  • Erica Batista da Silva UNIVEST
  • Maria Conceição Cerqueira Caldas Oliveira Universidade Federal de Mato-Grosso

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5479

Palavras-chave:

Educação. Formação de Professores. Perfil do Professor.

Resumo

O estudo denominado Perfil do Professor para Atuar no Século XXI traça um breve caminho percorrido na formação do professor no Brasil. Mostra através de uma análise retrospectiva histórica legal, o espaço pedagógico dependente da legislação educacional, e os processos de formação dos professores. Procura estabelecer elos com o contexto-histórico-político e social para uma maior compreensão dos fatos e entender a formação desse profissional na sociedade. Fundamento também meu estudo na formação de profissionais reflexivos, que estejam de acordo com as necessidades do homem para atuar na sociedade. Considero que essa temática possui relevância no quadro político e educacional no Brasil, à medida que se verificou que não haverá ensino de qualidade, nem reformas educativas, nem inovações pedagógicas que substitua uma adequada formação de professores. Concluo que o homem é um ser social que se manifesta no mundo, com outros homens, com a natureza, em sociedade, em constante busca, em um constante aprendizado, que não é estático, que transforma o mundo e é transformado a partir de sua inter-relações.

Biografia do Autor

Erica Batista da Silva, UNIVEST

Graduada em Pedagogia pelo Centro Univeristário Cândido Rondon – UNIRONDON. Especialista em Educação de Jovesn e Adulto pela Faculdades Integradas das Águas Emendadas, Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Alfabetização pela Faculdade INVEST de Educação – UNIVEST.

Maria Conceição Cerqueira Caldas Oliveira, Universidade Federal de Mato-Grosso

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Mato-Grosso – UFMT, Especialista em Educação Integral pela Universidade Federal de Mato-Grosso – UFMT.

Downloads

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Silva, E. B. da ., & Oliveira, M. C. C. C. . (2022). PERFIL DO PROFESSOR PARA ATUAR NO SÉCULO XXI. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 1965–1984. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5479