ASPECTOS ATUAIS DO DIAGNÓSTICO E MANEJO DA NEURALGIA DO TRIGÊMEO DE INTERESSE PARA O CIRURGIÃO-DENTISTA

Autores

  • Alyne Victória Santana Feitosa Universidade Brasil
  • Luciana Estevam Simonato Universidade Brasil
  • Saygo Tomo A. C. Camargo Cancer Center

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5520

Palavras-chave:

Doença rara. Neuralgia trigeminal. Nervo trigêmeo.

Resumo

O nervo trigêmeo é o quinto (V) nervo craniano, se dividido em três ramos que saem do crânio através do rosto onde transmitem o sentido do rosto e os movimentos da mandíbula: A divisão oftálmica (V1) transmite sensibilidade da testa e dos olhos.  divisão maxilar transmite a sensibilidade da justiça, lábio superior e bucal. A divisão mandibular (V3) transmite a sensibilidade da mandíbula e do lábio inferior; também permite o movimento dos envolvidos na mastigação e deglutição. A Neuralgia trigeminal é uma doença rara, mas muito dolorosa. Dor semelhante a um choque elétrico, que ocorrem sem aviso e são, mas frequentemente desencadeados por áreas específicas do rosto. O paciente pode apresentar crises inicialmente curtas e leves, com períodos de remissão relativamente longos. Mas a neuralgia do trigêmeo pode progredir, causando ataques mais longos e frequências de dor intensa. Embora a causa exata da neuralgia não seja totalmente compreendida, um vaso sanguíneo é frequentemente encontrado comprimindo o trigêmeo. Medicamentos, termo coagulação, cirurgia e medicamentos podem ser usados para tratar a dor e cada tratamento tem seus benefícios.

Biografia do Autor

Alyne Victória Santana Feitosa, Universidade Brasil

Acadêmica do curso Odontologia Instituição: Universidade Brasil - Campus Fernandópolis, Brasil. E-mail:  lyne_victoria1999@hotmail.com.

Luciana Estevam Simonato, Universidade Brasil

Cirurgião-dentista e Mestre em Estomatologia pela UNESP, Doutora em Engenharia Biomédica pela Universidade Brasil. Instituição: Universidade Brasil - Campus Fernandópolis, Brasil.E-mail: lucianasimonato@gmail.com. 

Saygo Tomo, A. C. Camargo Cancer Center

Residente do departamento de Estomatologia Instituição: A. C. Camargo Cancer Center. 
Email: saygotomo@hotmail.com

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Feitosa, A. V. S. ., Simonato, L. E. ., & Tomo, S. . (2022). ASPECTOS ATUAIS DO DIAGNÓSTICO E MANEJO DA NEURALGIA DO TRIGÊMEO DE INTERESSE PARA O CIRURGIÃO-DENTISTA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 1250–1268. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5520