O TRÁFICO DE DROGAS E A MARGINALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES: FRONTEIRAS ENTRE SE TORNAR OU SER TORNADO/A MARGINAL

Autores

  • Rubia Fernanda Quinelatto Universidade de São Paulo - USP
  • Rafael Garcia Campos Pontifícia Universidade Católica, PUC de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5890

Palavras-chave:

Educação. Socioeducação. Tráfico de Drogas. Marginalização. Trabalho.

Resumo

A presente pesquisa, resultado de uma tese, focaliza o olhar para a trajetória de vida adolescentes, especificamente 14 meninos e 01 menina, em cumprimento de medidas socioeducativas, residentes no interior de São Paulo-SP. Tratam-se de adolescentes marginalizados socialmente que questionam os estereótipos que lhe são impostos ao associar trajetórias de vidas, educação, tráfico de drogas e trabalho. O objetivo geral é compreender quais os significados que eles/a atribuem ao tráfico e o compromisso com a escola. A metodologia utilizada abarcou de modo articulado a História Oral de Vida e a História Oral Temática, destacando fragmentos das histórias dos/a adolescentes que interferem nas escolhas – ou ausência delas – ao longo da vida. As histórias de vida narradas foram transcritas na íntegra, textualizadas e, por fim, transcriadas, conforme decisão metodológica. Como principal resultado e discussão há o escopo de que o tráfico de drogas é entendido como trabalho informal, na visão de adolescentes em conflito com a lei, relatada nesta pesquisa.

Biografia do Autor

Rubia Fernanda Quinelatto, Universidade de São Paulo - USP

Pós-doutorado em andamento em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Servidora Federal na Pró-Reitoria Administrativa da UFSCar. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas GEPÊPrivação - USP São Paulo e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Justiça Social – EDUJUS/UFPA. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4287100388497418   https://orcid.org/0000-0002-0827-3869 Contato: rubiafq@gmail.com.  

Rafael Garcia Campos, Pontifícia Universidade Católica, PUC de São Paulo

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica, PUC de São Paulo. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, UNESP de Botucatu. Pedagogo e Administrador. Coordenador de Projetos Educacionais do SENAC São Paulo e Professor de Pós-Graduação Lato Sensu na Faculdade Galileu de Botucatu. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Teoria crítica, formação e cultura - PUC/SP, Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em regimes de privação da liberdade - GEPÊPrivação/USP e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e justiça social - EDUJUS/UFPA. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8467423922361924. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5836-0645 Contato:E-mail:rafael.gcampos@outlook.com.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Quinelatto, R. F. ., & Campos, R. G. . (2022). O TRÁFICO DE DROGAS E A MARGINALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES: FRONTEIRAS ENTRE SE TORNAR OU SER TORNADO/A MARGINAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1–16. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5890