OS JOGOS DE REGRAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL

Autores

  • Adriana Fátima Arruda da Costa Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR
  • Dailze Luzia da Cruz Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia
  • Joanilde da Silva Faculdade das Águas Emendadas – FAE
  • Joelma Auxiliadora Soares do Prado Associação Varzeagradense de Ensino e Cultura – AVEC
  • Raquel de Almeida Santos Oliveira Faculdade Afirmativo
  • Viviane Ramos Mota Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6806

Palavras-chave:

Jogo de Regras. Desenvolvimento Cognitivo. Alfabetização.

Resumo

Este artigo se propõe a analisar a relação  entre o aspecto lúdico, o jogo de regras e a alfabetização. Trata-se de um estudo que tem como objetivo verificar como o brincar pode ser uma ferramenta adequada na alfabetização infantil. Apresenta-se a fundamentação teórica, um breve histórico da educação, os jogos, a importância das regras do jogo para o desenvolvimento cognitivo e o respeito às normas e regras em geral, são importantes na sociedade atual.

Biografia do Autor

Adriana Fátima Arruda da Costa, Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Pitágoras Unopar, Especialista em Educação Infantil e as Séries Iniciais pelas Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR.

Dailze Luzia da Cruz, Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais  pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.

Joanilde da Silva, Faculdade das Águas Emendadas – FAE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato-Grosso – UFMT, Especialista em Educação Infantil e Especial pela Faculdade das Águas Emendadas – FAE.

Joelma Auxiliadora Soares do Prado, Associação Varzeagradense de Ensino e Cultura – AVEC

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Associação Varzeagradense de Ensino e Cultura – AVEC.

Raquel de Almeida Santos Oliveira, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário - UNIVAG, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Afirmativo.

Viviane Ramos Mota, Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC.

Downloads

Publicado

2022-09-20

Como Citar

Costa, A. F. A. da ., Cruz, D. L. da ., Silva, J. da ., Prado, J. A. S. do ., Oliveira, R. de A. S. ., & Mota, V. R. . (2022). OS JOGOS DE REGRAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 1454–1463. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6806