O PEDAGOGO E SUA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Adnei da Silva Seixas Santos Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Adriana Fátima Arruda da Costa Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR
  • Danielle Auxiliadora Viana Santos Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura- AVEC
  • Daniele Ferreira de Campos Moraes Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC
  • Joana D’arc Ferreira Moraes Fernandes Faculdade de Ciências Administrativas
  • Maria Aparecida de Souza Faculdade do Instituto Panamericano – FACIPAN

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6876

Palavras-chave:

Desafios. Educação. Pedagogo.

Resumo

Para que um pedagogo possa atuar no mercado de trabalho hoje, ele precisa ter formação  superior. No entanto, vimos que  mesmo no nível exigido pelo Ministério da Educação e de acordo com a legislação da LDBEN (1996), uma pessoa sofre e enfrenta  desafios e obstáculos no exercício de sua profissão. O objetivo deste artigo foi compreender as dificuldades que se enfrenta como educador de infância. Ela se justifica tentando entender como esses aspectos da nossa sociedade afetaram indiretamente o mercado e até mesmo a vida dos homens. Embora tantos questionamentos e posicionamentos  não contribuam para a atuação desse profissional, o pedagogo conseguiu penetrar cada vez mais no campo educacional, o que provocou grande progresso para essa profissão, o que dá esperança de que esse número aumente nos próximos anos, pois a necessidade de profissionais capacitados no mercado é essencial.

Biografia do Autor

Adnei da Silva Seixas Santos, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduada em Pedagogia para a Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialização em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Adriana Fátima Arruda da Costa, Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Pitágoras Unopar, Especialista em Educação Infantil e as Séries Iniciais pelas Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR

Danielle Auxiliadora Viana Santos, Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura- AVEC

Graduada em Pedagogia para a Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Letramento pela Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura. AVEC.

Daniele Ferreira de Campos Moraes, Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Infantil pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC.

Joana D’arc Ferreira Moraes Fernandes, Faculdade de Ciências Administrativas

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo, Especialista em Gestão Escolar com Ênfase na Direção, Coordenação, Supervisão, Orientação e Inspeção Educacional pela Faculdade de Ciências Administrativas.

Maria Aparecida de Souza, Faculdade do Instituto Panamericano – FACIPAN

Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista – UNIP, Especialista Educação Infantil /Alfabetização pela Faculdade do Instituto Panamericano – FACIPAN.

Downloads

Publicado

2022-09-28

Como Citar

Santos, A. da S. S. ., Costa, A. F. A. da ., Santos, D. A. V. ., Moraes, D. F. de C. ., Fernandes, J. D. F. M. ., & Souza, M. A. de . (2022). O PEDAGOGO E SUA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 1382–1391. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6876