DESNUTRIÇÃO INFANTIL, NA SECÇÃO DE PEDIATRIA, BANCO DE URGÊNCIAS DO HOSPITAL MUNICIPAL DA CELA E NO CENTRO MATERNO- INFANTIL 2022

Autores

  • Herculano Calandula Kamalanga Instituto Superior  Politécnico da Caala- Angola
  • Josias Justino Cambindja Chaves Instituto Superior Politecnico do Huambo- Angola
  • Fernando António Manuel Instituo Técnico de Saúde da Cela- Angola
  • António Lumbombo Agostinho Palanca Instituto Técnico de Saúde da Cela- Angola
  • Maria Ferreira Tchindecasse Hospital Regional da Cela- Angola
  • Antônia Guilhermina Manuel Joaquim Hospital Regional da Cela- Angola

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7015

Palavras-chave:

Desnutrição. Proteico-energético. Proteico-Calorico. OMS. Edemas. Alimentação Tratamento.

Resumo

Má nutrição ou desnutrição energético-proteica (DEP) é uma gama de condições patológicas com deficiência simultânea de proteínas e calorias, em variadas proporções, que acomete preferencialmente crianças de pouca idade e comummente associada com infecções”. Este estudo apresenta o tema desnutrição proteico-calórico infantil na secção de pediatria, banco de urgências do hospital municipal da cela e no centro materno-infantil. A presente investigação surge como necessidade para a preparação do trabalho de fim do curso, o objectivo deste trabalho é conhecer o comportamento da desnutrição como uma vulnerabilidade em populações pediátrica, tanto internados no hospital municipal, como no centro materno-infantil e aqueles que estão em tratamentos ambulatórios. O tipo de estudo utilizado para confeição do trabalho foi o Modelo Qualitativo, Descritivo Prospectivo; foi a distribuição de um questionario semi-estruturado proposto por Bernard (1994), que continha fundamentalmente perguntas relacionadas a desnutrição. Quanto aos resultados obtidos verificou-se que a maior incidencia foi no sexo masculino, o tipo predominante é o Kwashiorkor, a pobreza e os precarios cuidados com as crianças estão na base do surgimento da doença.

Biografia do Autor

Herculano Calandula Kamalanga, Instituto Superior  Politécnico da Caala- Angola

Licenciado em Enfermagem pelo Instituto Superior Politécnico do Huambo, Pós graduado em Metodologia de Ensino em Ensino Superior pelo Instituto Superior  Politécnico da Caala,  Estagiario da Faculdade de Medicina do Huambo, Universidade José Eduardo dos Santos e Professor das disciplinas de Fisiologia e Anatomia Huamana, Nutrição e Enfermagem Geneco-Obstetrícia no Instituto Superior Politécnico da Caala e no Instituto Técnico de Saúde da Cela. E-mail: herculano.kalandula@gmail.com.

Josias Justino Cambindja Chaves, Instituto Superior Politecnico do Huambo- Angola

Licenciado Em Fisioterapia pela Universidade do Estremos Sul Catarinense (UNESC), Especialista em Fisioterapia Cardiorespiratória pela Faculdade Inspirar, Mestre em Medicina do trabalho pela Faculdade de Medicina da Universidade de Cuimbra, Doutorando em Ciências de Saúde pela Universidade de Lisboa, Professor do Instituto Superior Politecnico do Huambo, Professor da Pós-graduação em Saúde Publica dos Institutos Superior Politécnico da Caala e Jean Piag de Benguela. 

Fernando António Manuel, Instituo Técnico de Saúde da Cela- Angola

Licenciado em Matematica pelo ISCED do Kuanza-Sul, Mestre em Sociologia pela Faculdade de Ciencias Sociais da Universidade Agostinho Neto. Professor de Matematica no Instituo Técnico de Saúde da Cela. 

António Lumbombo Agostinho Palanca, Instituto Técnico de Saúde da Cela- Angola

Licenciado em Enfermagem pelo Instituto Superior Politécnico do Huambo, Enfermeiro do Hospital Regional da Cela e Professor das Disciplinas de Nutrição e Saúde Colectiva no Instituto Técnico de Saúde da Cela. 

Maria Ferreira Tchindecasse, Hospital Regional da Cela- Angola

Tecnica de Enfermagem do Hospital Regional da Cela.

Antônia Guilhermina Manuel Joaquim, Hospital Regional da Cela- Angola

Tecnica de Enfermagem do Hospital Regional da Cela.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Kamalanga, H. C. ., Chaves, J. J. C. ., Manuel, F. A. ., Palanca, A. L. A. ., Tchindecasse, M. F. ., & Joaquim, A. G. M. . (2022). DESNUTRIÇÃO INFANTIL, NA SECÇÃO DE PEDIATRIA, BANCO DE URGÊNCIAS DO HOSPITAL MUNICIPAL DA CELA E NO CENTRO MATERNO- INFANTIL 2022. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 50–64. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7015