GOVERNANÇA CORPORATIVA: UMA VISÃO A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DOS PROGRAMAS DE INTEGRIDADE E SEUS REFLEXOS INSTITUCIONAIS

Autores

  • Paulo Rogério Venâncio dos Santos Escola paulista de Direito
  • César Calo Peghini Escola paulista de Direito

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7020

Palavras-chave:

Governança. Integridade. Conformidade. Instituições públicas e privadas. Programas. Implantação. Sociedade.

Resumo

A Estrutura Corporativa por ser um organismo complexo do ponto de vista da Governança Corporativa e do espaço externo com outras organizações passou a ser referenciada nos EUA e outros países desenvolvidos da OCDE, que a partir de meados do século XX, passou a tradução de regras para o cumprimento das normas, conhecidas como internacionalmente como “to comply”.Esses regramentos conhecidos como práticas de integridade corporativa, não somente as tornou referenciáveis como também ressignificaram o papel das organizações, juntamente com suas estruturas a partir de suas praticas que em conformidade, ou não-conformidade são tembém referendadas por orgãos internos e externos á organização no cenario institucional.O Compliance como algo a ser pragmatizado pela estruturante da governança corporativa, passa por vários momentos. Inicialmente busca-se a fase de implantação através de pertinências temáticas e elos normativos específicos; na fase seguinte busca-se a sua evidenciação com a implementação das regras que em conjunção com as ações práticas dentro de uma programação efetiva de compliance, aufere ganhos que sendo reportados as instituições públicas e privadas traduz-se em positividade a toda sociedade.Utiliza-se o método indutivo, onde preliminarmente foram feitas pesquisas bibliográficas e documentais, especialmente no que converge para o tema em questão.

Biografia do Autor

Paulo Rogério Venâncio dos Santos, Escola paulista de Direito

Pós-graduado Especialização em Direito Corporativo e Compliance, pela EPD - Escola paulista de Direito; Pós- graduado Especialização em Direito E Processo Tributario,pela EPD - Escola paulista de Direito; MBA em Finanças Controladoria e Auditoria- Faculdade Estratego. Formação em Bacharelado em Direito pela UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: corretorpaulorogerio1@gmail.com. 

César Calo Peghini, Escola paulista de Direito

Orientador do curso de especialização em Direito Corporativo e Compliance, pela EPD - Escola paulista de Direito. E-mail: cesar.peghini@epd.edu.br.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Santos, P. R. V. dos ., & Peghini, C. C. . (2022). GOVERNANÇA CORPORATIVA: UMA VISÃO A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DOS PROGRAMAS DE INTEGRIDADE E SEUS REFLEXOS INSTITUCIONAIS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 128–147. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7020