O ENSINO DE ARTE PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Autores

  • Marcelo Alves do Nascimento Universidade Estadual Paulista- Unesp

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7023

Palavras-chave:

Educação Especial. Estratégias de ensino e metodologias.

Resumo

A vivência artística influência o modo como se aprende, como se comunica e como se interpretam os significados do cotidiano. Dentro deste contexto, contribui para o desenvolvimento de diferentes competências e reflete-se no modo como se pensa, no que se pensa e no que se produz com o pensamento. Assim, este trabalho parte do questionamento de como o ensino de arte pode contribuir com a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais e tem como objetivo discutir o ensino de arte como meio de inclusão.  Como resultados tem-se que: a) a arte permite aos educandos participarem de desafios coletivos e pessoais que contribuem para a construção de sua identidade pessoal e social, exprimem e informam a identidade nacional, permitindo o entendimento das tradições de outras culturas e são uma área de eleição no âmbito da aprendizagem ao longo da vida; e, b) o professor deve assumir um papel de incentivador referente ao conhecimento, à apreciação e valorização a arte. Conclui-se que o trabalho pedagógico apoiado na arte contribui para o processo de ensino e aprendizagem, auxiliando o desenvolvimento das pessoas com necessidades especiais.

Biografia do Autor

Marcelo Alves do Nascimento, Universidade Estadual Paulista- Unesp

Mestrando em Educação da Linha de pesquisa: “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”. do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP (Presidente Prudente- SP) E-mail: marcelos-22@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Nascimento, M. A. do . (2022). O ENSINO DE ARTE PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 36–49. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7023