COMPLICAÇÕES DURANTE EXODONTIAS ENVOLVENDO SEIO MAXILAR: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Lavínia Vitória Lima Silva Faculdade de Ensino Superior de Floriano
  • Marcela de Conto Gomes Faculdade de Ensino Superior de Floriano
  • Thais Dayana Brandão Lima Mendes Faculdade de Ensino Superior de Floriano
  • Natacha Kalu dos Santos Bernardes Gonçalves Faculdade de Ensino Superior de Floriano

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7037

Palavras-chave:

Cirurgia bucal. Odontologia. Seio Maxilar.

Resumo

A cirurgia em odontologia é um ramo com muitos profissionais adeptos. Com isso, surgem também as complicações durante as exodontias, dentre elas envolvendo o seio maxilar. O objetivo do presente trabalho é fazer uma revisão bibliográfica sobre as complicações durante exodontias envolvendo o seio maxilar, identificar as lesões e compreender os cuidados necessários a fim de evitar acidentes. Foi realizada uma revisão de literatura no banco de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo, Google acadêmico e PubMed, com uso das palavras-chaves “Cirurgia bucal”; “Odontologia”; “Seio Maxilar”. Foram selecionadas 11 publicações que discorriam sobre a temática escolhida seguindo os critérios de seleção pertinentes, a saber: data de publicação e artigos que abordem no título, abstract ou artigo completo. Após a revisão bibliográfica foi constatado que alterações como infecções, fraturas coronárias ou radiculares, hemorragias, edemas, dor trans e pós-operatória, lesões envolvendo o seio maxilar, comunicação buco-sinusal (CBS), podem ocorrer durante as exodontias. Por isso, é imprescindível a prevenção, uma boa anamnese, radiografias periapicais ou panorâmicas para um bom planejamento cirúrgico a fim de evitar complicações nos procedimentos cirúrgicos envolvendo o seio maxilar assim como, evitar qualquer iatrogenia em estrutura nobre além do seio maxilar.

Biografia do Autor

Lavínia Vitória Lima Silva, Faculdade de Ensino Superior de Floriano

Estudante – Faculdade de Ensino Superior de Floriano. Graduanda em Odontologia – Faculdade de Ensino Superior de Floriano. E-mail: lavinialima19@hotmail.com.

Marcela de Conto Gomes, Faculdade de Ensino Superior de Floriano

Estudante – Faculdade de Ensino Superior de Floriano. Graduanda em Odontologia – Faculdade de Ensino Superior de Floriano. E-mail: decontomarcela@gmail.com.

Thais Dayana Brandão Lima Mendes, Faculdade de Ensino Superior de Floriano

Estudante – Faculdade de Ensino Superior de Floriano. Graduanda em Odontologia – Faculdade de Ensino Superior de Floriano. E-mail: thais.dayana12@gmail.com. 

Natacha Kalu dos Santos Bernardes Gonçalves, Faculdade de Ensino Superior de Floriano

Professora Mestre em Endodontia e Orientadora – Faculdade de Ensino Superior de Floriano. E-mail: natachakalu@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Silva, L. V. L. ., Gomes, M. de C. ., Mendes, T. D. B. L. ., & Gonçalves, N. K. dos S. B. . (2022). COMPLICAÇÕES DURANTE EXODONTIAS ENVOLVENDO SEIO MAXILAR: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 511–520. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7037