TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO FORMAL

Autores

  • Beatriz Naomi Suzuki Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes – São Paulo
  • Daniele Regina Garcia Kumanaya Universidade de Mogi das Cruzes
  • Janaina Abussanra Paro Universidade de Mogi das Cruzes

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7052

Palavras-chave:

Mercado de Trabalho. Pessoa com deficiência. Treinamento e Desenvolvimento.

Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar se as organizações formais estão preparadas para a inclusão de pessoas com deficiência em seu quadro de colaboradores, aplicando treinamentos e desenvolvimentos adequados. Como também, analisar de que modo a tecnologia assistiva pode oferecer boas condições para as pessoas com deficiência trabalharem melhor, gerando maior desempenho e produtividade. A presente pesquisa é de natureza exploratório-descritiva de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em agosto de 2022, com questionários direcionados para os colaboradores com deficiência e gestores da cidade de Mogi das Cruzes, através do Google Forms, na qual foi compartilhado através de um link transmitido para contatos do WhatsApp e por via e-mail. Conclui-se que apesar da implantação de leis e direitos que asseguram direitos básicos para pessoas com deficiência, ainda é necessário conscientização e humanização que possibilite uma inserção efetiva na sociedade, incluindo na área escolar e profissional.

Biografia do Autor

Beatriz Naomi Suzuki, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes – São Paulo

Graduando em Gestão Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes – São Paulo. E-mail: beatriznaomisuzuki123@hotmail.com.

Daniele Regina Garcia Kumanaya, Universidade de Mogi das Cruzes

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes. Especialização em Controladoria Estratégica pela Universidade São Judas Tadeu. Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Mogi das Cruzes. E-mail: daniele.kumanaya@fatec.sp.gov.br.

Janaina Abussanra Paro, Universidade de Mogi das Cruzes

Especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade de Mogi das Cruzes. Graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes. E-mail:  janaina.paro@fatec.sp.gov.br.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Suzuki, B. N. ., Kumanaya, D. R. G. ., & Paro, J. A. . (2022). TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO FORMAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 468–484. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7052