DIVÓRCIO E SEU REFLEXO NO JUDICIÁRIO NO PERÍODO DA COVID-19

Autores

  • Joyce Christina Pereira Benevides Una Contagem
  • Valéria Trindade Vieira Una Contagem
  • Lucas Campos de Andrade Una Contagem

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7107

Palavras-chave:

Divórcio. Direito de família. Judiciário. Pandemia do COVID-19.

Resumo

Este trabalho de conclusão de curso objetiva apresentar uma cuidadosa análise acerca dos reflexos da pandemia do COVID-19 no ordenamento jurídico brasileiro e no Direito de Família, mais precisamente no aumento significativo nas demandas relativas a divórcio durante o período pandêmico. Desta forma, buscando através da compreensão de posicionamentos doutrinários, bem como de análises de dados e informações seguras acerca do aumento notável do volume processual de ações referentes a dissolução do casamento, traçar um paralelo capaz de demonstrar a realidade atual Judiciário, após as mudanças impostas pelo cenário pandémico. Ocasionando em uma importante necessidade de desjudicialização do divórcio, na busca por meios menos burocráticos e morosos que os habituais. Uma vez que o Estado precisa garantir às particulares formas céleres de suprir as suas demandas. Portanto, o presente trabalho buscará salientar as particularidades que entornam o divórcio e o seu reflexo no judiciário no período de COVID-19, bem como demonstrar a evolução do instituto nos últimos anos dentro do direito de família.

Biografia do Autor

Joyce Christina Pereira Benevides, Una Contagem

Graduanda do 10° período do curso Direito - Faculdade de ensino: Una Contagem. E-mail: Joycechristina400@gmail.com.

Valéria Trindade Vieira, Una Contagem

Graduanda do 10° período do curso Direito - Faculdade de ensino: Una Contagem. E-mail: Valeriatrindadevieira18@gmail.com.

Lucas Campos de Andrade, Una Contagem

Orientador do curso Direito - Faculdade de ensino: Una Contagem.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Benevides, J. C. P. ., Vieira, V. T. ., & Andrade, L. C. de . (2022). DIVÓRCIO E SEU REFLEXO NO JUDICIÁRIO NO PERÍODO DA COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 607–627. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7107