A ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES EM QUIMIOTERAPIA PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Karen Peixoto Cesar Faculdade do Futuro
  • Gessika Lima Cerqueira de Sousa Faculdade do Futuro
  • Olívia Caroline Pereira Rodrigues Faculdade do Futuro
  • Camila Gama dos Santos Campbell Faculdade do Futuro
  • Bruno Henrique Souza Izidório Centro Universitário Augusto Motta- UNISUAM
  • Juliana Marta Ferreira Soares Cardoso Faculdade do Futuro

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7152

Palavras-chave:

Oncologia. Neoplasia. Qualidade de vida. Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Realizar uma pesquisa integrativa da importância da assistência de enfermagem para uma melhor qualidade de vida do paciente durante a quimioterapia do câncer de mama. Método: Trata-se de uma pesquisa integrativa, qualitativa, de carácter descritivo, com corte temporal de 2012 a 2021, na base de dados eletrônico BVS. Resultados: Foram selecionados 14 documentos, os mesmos foram expostos em um quadro que retrata os pontos frágeis na assistência à saúde e a assistência de enfermagem. Conclusão: A qualidade de vida relacionada à saúde de mulheres com câncer de mama é impactada negativamente pela quimioterapia tornando-se indispensável a humanização do cuidado.

Biografia do Autor

Karen Peixoto Cesar, Faculdade do Futuro

Acadêmica do curso de graduação de Enfermagem da Faculdade do Futuro, E-mail:  karencesar83@gmail.com.

Gessika Lima Cerqueira de Sousa, Faculdade do Futuro

Acadêmica do curso de graduação de Enfermagem da Faculdade do Futuro, E-mail: gessikarodrigues2010@hotmail.com.

Olívia Caroline Pereira Rodrigues, Faculdade do Futuro

Acadêmica do curso de graduação de Enfermagem da Faculdade do Futuro, E-mail:  olivia2016renner@gmail.com.

Camila Gama dos Santos Campbell, Faculdade do Futuro

Farmacêutica Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local, pela Emescam, Especialista em Análises Clínicas e toxicológicas pela Faculdade do Futuro (FAF), Especialista em Vigilância em saúde Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialista em Formação Pedagógica para Profissionais da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Graduada em Farmácia pela Faculdade do Futuro (FAF), Professora em Faculdade do Futuro (FAF). E-mail:  camilag.santos03@gmail.com.

Bruno Henrique Souza Izidório, Centro Universitário Augusto Motta- UNISUAM

Enfermeiro Mestre em Desenvolvimento Local da Enfermagem, pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Especialista em Saúde da Família pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), Graduado em Enfermagem, Faculdade do Futuro (FAF), Professor em Faculdade do Futuro (FAF), E-mail:  brunoizidorioo@outlook.com.

Juliana Marta Ferreira Soares Cardoso, Faculdade do Futuro

Enfermeira Pós-Graduada em Gestão da Saúde e Administração Hospitalar, pela Faculdade Estácio, Graduada em Enfermagem pela Faculdade Pitágoras, Professora em Faculdade do Futuro (FAF), E-mail:  jhulianamfs@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Cesar, K. P. ., Sousa, G. L. C. de ., Rodrigues, O. C. P. ., Campbell, C. G. dos S. ., Izidório, B. H. S. ., & Cardoso, J. M. F. S. . (2022). A ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES EM QUIMIOTERAPIA PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 814–828. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7152