ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA PARA A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Grasiele Camapun Billerbeck INVEST - FAC
  • Jamila Danielle Centurião Universidade Federal de Mato Grosso
  • Rosemeire Gomes Pereira Universidade de Cuiabá - UNIC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7251

Palavras-chave:

Educação. Empirismo. Psicopedagogia.

Resumo

Este artigo apresenta uma perspectiva de análise epistemológica para a compreensão dos processos de aprendizagem operacional e formação humana nas modernas organizações produtivas e de serviços e, a partir de uma fundamentação meteóricas construtivista, examina a validade destes para melhorar a ação que seus membros realizam para alcançar suas metas e objetivos. Ao mesmo tempo, questiona a forma atual de formação voltada para a lógica técnica instrumental baseada em uma epistemologia pedagógica lógico-empirista. No caso de uma proposta de design para um modelo socioeducativo conforme o exposto, ele se introduz necessariamente no desenvolvimento de conversas em torno do conhecimento e das formas de adquiri-lo, tema que no atual desenvolvimento da filosofia da ação comunicativa e da as ciências cognitivas ativas são objeto de discrepâncias e controvérsias no campo da pedagogia. Por isso, a justificativa para o desenho de um modelo inevitavelmente nos leva a entrar na perspectiva epistemológica que lhe dá fundamento. Desta forma, o referencial teórico será uma tentativa de estabelecer qual é a posição epistemológica construtivista que desenvolveremos na compreensão do processo de aprendizagem organizacional, para situar o artigo no contexto de uma investigação psicopedagógico. Por fim, são propostos uma proposta metodológica e um procedimento de pesquisa derivados da abordagem epistemológica construtivista e social.

Biografia do Autor

Grasiele Camapun Billerbeck, INVEST - FAC

Graduação em Teologia, Sistema Vinha de Ensino - Goiânia. Graduação em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí, Cuiabá. Especialista em Educação Infantil- INVEST - FAC. Ciência e Tecnologia Cuiabá. E-mail: grasi.camapum73@gmail.com.

Jamila Danielle Centurião, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduação em pedagogia, Universidade- UNIC. Especialista em educação infantil, Especialista em psicopedagogia clínica, Universidade UNIC. Licenciatura História Universidade Federal de Mato Grosso.

Rosemeire Gomes Pereira, Universidade de Cuiabá - UNIC

Pós-graduação em Educação infantil- FATEC. Graduação   em pedagogia pela UNIC. E-mail: rosegp1975@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Billerbeck, G. C. ., Centurião, J. D. ., & Pereira, R. G. . (2022). ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA PARA A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 1480–1498. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7251