EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM PARADIGMA DE ENSINO NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Josué Teixeira de Abreu Neto Universidad Interamericana
  • Marcel Pereira Pordeus Universidade Estadual do Ceará- UECE
  • Carlos Henrique Gomes da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais- PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.761

Palavras-chave:

Educação à Distância (EAD). Ensino Superior (ES).

Resumo

O presente artigo é um recorte da minha dissertação de mestrado realizado no exterior, em que apresento a relação da Educação a Distância (EAD) em nível superior no Brasil. Desse modo, vem sendo revelado um novo paradigma de ensino significando uma nova tendência em toda a esfera educacional, especialmente no que diz respeito a educação superior. Para a construção desse trabalho foram utilizadas as bases de pesquisa Lilacs, Scielo, dentre outras, a partir de critérios de inclusão/exclusão recuperados e analisados através de teses, dissertações e artigos científicos que abordam o assunto. Contanto, iremos apresentar apenas teorias inerentes à temática, em seu recorte sincrônico. O material utilizado para a demonstra que essa modalidade de ensino já não é mais uma novidade que envolve o mundo educacional, por sua vez foi identificado através de registros que a sua primeira utilização ocorreu no ano de 1728. Para dar luz ao tema, procurou-se debater os aspectos relevantes à educação, tais como mobilidade social, legislação da EAD no Brasil, a relação do professor com o aluno e os métodos de ensino com foco na auto formação, baseado nos teóricos como Belloni (1999), Tuckma (2005), Batista (2006) dentre outros.  Apresentando assim, a compreensão que a EAD demonstra como uma ferramenta essencial para a otimização do processo de ensino aprendizagem e para a redução das desigualdades das oportunidades escolares.

Biografia do Autor

Josué Teixeira de Abreu Neto , Universidad Interamericana

Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana. Professor da Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos na Prefeitura Municipal de Fortaleza. E-mail: abreuresponder@gmail.com.

 

Marcel Pereira Pordeus, Universidade Estadual do Ceará- UECE

Mestrando em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Graduado em Letras: Português / Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFCE-mail: marcel.pordeus@aluno.uece.br.

Carlos Henrique Gomes da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais- PUC Minas

Graduado em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Graduando em Licenciatura em História pela Universidade Estácio de Sá. Graduando em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Ceará. MBA em Gestão Fiscal e Tributária pela Universidade Estácio de Sá. Especializando em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. E-mail: contato@drcarloshenrique.adv.br.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Abreu Neto , J. T. de ., Pordeus, M. P. ., & Silva, C. H. G. da. (2021). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM PARADIGMA DE ENSINO NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(3), 97–109. https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.761