RELATOS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO ENSINO INFANTIL AO FUNDAMENTAL MAIOR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA ( TEA ) DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM ALTAMIRA – PARÁ - DAS ALEGRIAS AS FRUSTRAÇÕES

Autores

  • Mayara da Silva Limeira Veni Creator Christian University
  • Silvana Inácio Xavier Veni Creator Christian University
  • Ediene Tabosa de Barros FACUMINAS
  • Patrícia da Costa Borba UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7684

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Alunos. TEA . Altamira.

Resumo

A etapa da alfabetização é de extrema importância para o educando, sendo tema de estudo essencial para o docente, o artigo tem por objetivo explicar o processo de alfabetização e letramento de alunos com TEA (transtornos do espectro autista), deixando claro esses conceitos e processos como se diferenciam e como se relacionam entre alunos atípicos suas alegrias e frustações, exaltando a extrema importância de aprender ler e escrever na educação infantil ao fundamental maior. Expondo qual é a importância do docente neste processo, como sua boa prática pode trazer bons resultados. O relato de vivências é de cunho qualitativo, descritivo e exploratório participativo. A situação problema é a importância da alfabetização ser trabalhada juntamente com o letramento para os alunos com TEA, foi respondida através de observações e vivências de alunos nas escolas da rede municipal de Altamira - Pará. Espera-se que a pesquisa traga esclarecimentos sobre o tema, que haja reflexão sobre esses processos que se perceba a importância para o ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Mayara da Silva Limeira, Veni Creator Christian University

Mestranda em Neuro Educação – Veni Creator Christian University, e Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com Habilitação em Química – UEPA/CAMPUS Altamira, e Graduanda em Pedagogia – Uniplan, Pós-Graduada em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar – Gamaliel, e Educação Especial e Inclusiva Libras – Gamaliel, e Neuropsicopedagogia – Facuminas, Professora do efetivo da educação especial no Município de Altamira Pará. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7943708754618810. 

Silvana Inácio Xavier, Veni Creator Christian University

Mestranda em Neuro Educação – Veni Creator Christian University, e Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia – UVA, Pós-Graduada Psicopedagogia – FIP, Professora do efetivo da educação básica no Município de João Pessoa e Diamantes – Paraíba.

Ediene Tabosa de Barros, FACUMINAS

Graduada em Comunicação Social Habilitação em Publicidade – Faculdade Evolutivo, e Graduanda em Pedagogia – Uniplan, Pós-Graduanda em AEE, Coordenação Pedagógica e Docência do Ensino Superior – FACUMINAS.

Patrícia da Costa Borba, UNOPAR

Graduanda em Pedagogia – UNOPAR. 

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Limeira, M. da S. ., Xavier, S. I. ., Barros, E. T. de ., & Borba, P. da C. . (2022). RELATOS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO ENSINO INFANTIL AO FUNDAMENTAL MAIOR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA ( TEA ) DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM ALTAMIRA – PARÁ - DAS ALEGRIAS AS FRUSTRAÇÕES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 4639–4650. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7684