BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA NO TRABALHO DE PARTO VAGINAL

Autores

  • Larissa Dhauana Rolim Moureira Centro Universitário Santa Maria – UNISM
  • Brenda Lawana Rodrigues Silva Centro Universitário Santa Maria – UNISM
  • Michel Jorge Dias Centro Universitário Santa Maria – UNISM
  • Luciano Braga de Oliveira Centro Universitário Santa Maria — UNISM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7696

Palavras-chave:

Fisioterapia. Parto. Parto Humanizado.

Resumo

INTRODUÇÃO: A atuação do fisioterapeuta no parto vaginal ainda não é uma prática estabelecida na contemporaneidade, e não está inclusa no sistema de saúde pública, entretanto este profissional dispõe de recursos não farmacológicos para reduzir o desconforto durante todo o trabalho de parto, seu protocolo se constitui principalmente pela terapia manual e adoção de posturas verticais. OBJETIVOS: Este estudo foi delineado para analisar a intervenção da fisioterapia no trabalho de parto vaginal, suas abordagens terapêuticas e como elas tornam o momento do parto mais confortável tanto para a parturiente quanto para o bebê. MÉTODO: Esta pesquisa trata-se de uma revisão de literatura realizada por meio da seleção de artigos encontrados na SCIELO, LILACS e PUBMED, tendo a busca ocorrida entre os meses de setembro e outubro de 2022. Foram incluídos na pesquisa estudos quase experimental, transversais e epidemiológicos publicados na língua portuguesa e língua inglesa, artigos de revisão de literatura, publicados entre 2016 e 2022. Foram excluídos desta pesquisa, dissertações e teses, resumos, estudos de caso ou intervenções. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao analisar os artigos encontrados, encontramos convergências no que se refere aos benefícios de métodos da fisioterapia em melhor satisfação no momento do parto, menor tempo de parto além de alívio da dor. Revelando que o parto vaginal de início espontâneo e de baixo risco, sem intervenção de fármacos, é possível ser vivenciado e maneira confortável tanto para parturiente quanto para o bebê. CONCLUSÃO: Através da leitura dos estudos, principalmente os que não foram realizados no Brasil, foi possível verificar que a atuação do fisioterapeuta no trabalho de parto ainda não ser uma prática bem estabelecida mesmo este sendo um profissional suficientemente qualificado para colaborar por meio de técnicas não farmacológicas para o alívio da dor e para o relaxamento da parturiente.

Biografia do Autor

Larissa Dhauana Rolim Moureira, Centro Universitário Santa Maria – UNISM

Pós-graduada em Fisioterapia Respiratória pela UniBF. Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Santa Maria — UNISM.

Brenda Lawana Rodrigues Silva, Centro Universitário Santa Maria – UNISM

Estudante de Fisioterapia pelo Centro Universitário Santa Maria — UNISM.

Michel Jorge Dias, Centro Universitário Santa Maria – UNISM

Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Santa Maria – UNISM.

Luciano Braga de Oliveira, Centro Universitário Santa Maria — UNISM

Mestre em saúde coletiva - Universidade Católica de Santos - UNISANTOS. Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Santa Maria — UNISM.

Downloads

Publicado

2022-11-25

Como Citar

Moureira, L. D. R. ., Silva, B. L. R. ., Dias, M. J. ., & Oliveira, L. B. de . (2022). BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA NO TRABALHO DE PARTO VAGINAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 4651–4666. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7696