A SEXUALIDADE DA MULHER COM CÂNCER DE MAMA APÓS A MASTECTOMIA TOTAL

Autores

  • Débora Brito de Sousa Tigre Universidade Santo Amaro- UNISA
  • Karine Candido Rodrigues Universidade de São Paulo - USP
  • Silvia Helena Modenesi Pucci Universidade Santo Amaro -UNISA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7730

Palavras-chave:

Mastectomia. Sexualidade. Câncer de mama. Câncer e impactos na sexualidade. Psicanálise.

Resumo

Dentre os tipos de câncer, o câncer de mama é o tipo de neoplasia mais temido entre as mulheres. Apesar dos avanços dos tratamentos e das novas técnicas cirúrgicas, a mastectomia é uma das principais alternativas para determinados tipos de tumor. Por ser uma cirurgia mutiladora, a mesma causa grandes impactos biopsicossociais que interferem na vivência da sexualidade feminina. O objetivo deste estudo foi compreender os impactos da mastectomia total e dos processos de tratamento e suas fases na vida da mulher diagnosticada, e com isso identificar dentro da sexualidade feminina seus reais impactos psicológicos. Como metodologia, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, utilizando as bases de dados: Lilacs, Scielo, Inca, Pepsic, Biblioteca de Teses e dissertações da USP BVS Saúde, no período dos últimos 5 anos (2017 a 2021). Como resultados, verificou-se que, apesar dos avanços do tratamento contra o câncer de mama, os impactos na sexualidade ainda são um tabu dentro das equipes multiprofissionais e equipe médica, e a preocupação com a preservação da vida deixa a questão da sexualidade em segundo plano.  Como conclusão, constatou-se que apesar dos impactos físicos serem descritos na literatura, a sexualidade da paciente oncológica é posta em segundo plano, e ainda há um grande despreparo das equipes para oferecer um suporte psicológico adequado, considerando suas subjetividades.

Biografia do Autor

Débora Brito de Sousa Tigre, Universidade Santo Amaro- UNISA

Graduada em Psicologia pela Universidade Santo Amaro- UNISA.

Karine Candido Rodrigues, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda em Psicologia da saúde-Faculdade de Medicina USP. Mestre em ciências da Saúde -Faculdade de Medicina USP. Especialista em Psicologia hospitalar HCFMUSP. Professora e supervisora da Universidade Santo Amaro. Psicóloga hospitalar responsável pelo ambulatório de Câncer Hereditário Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. Preceptora da residência Multiprofissional. Psicologa em Atenção Psicossocial. Professora da Especialização em atenção Psicossocial SPDM CAPS Itapeva.

Silvia Helena Modenesi Pucci, Universidade Santo Amaro -UNISA

Doutora em Psicologia da Saúde Universidade do Minho -UMINHO. Portugal. Coordenadora Supervisora e professora Universidade Santo Amaro -UNISA. Professora e Supervisora convidada da pós-graduação Santa Casa SP.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Tigre, D. B. de S. ., Rodrigues, K. C. ., & Pucci, S. H. M. . (2022). A SEXUALIDADE DA MULHER COM CÂNCER DE MAMA APÓS A MASTECTOMIA TOTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 1382–1399. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7730