O IMPACTO DO ENSINO REAR AO DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Bianca Stephanie Maciel da Frota Faculdade São Lucas
  • Carolina da Silva Matos Faculdade São Lucas
  • Luciana Adélia Sottili Faculdade São Lucas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7770

Palavras-chave:

Acesso à educação. Ensino remoto. Covid-19.

Resumo

O presente artigo aborda o estudo dos principais impactos da utilização do Regime Especial de Aprendizagem Remota (REAR) no ensino básico obrigatório durante a pandemia do Covid-19, tendo por objetivo geral compreender os impactos do REAR na educação básica. Para fins de pesquisa, adotou-se a metodologia revisão bibliográfica. Os resultados da pesquisa demonstraram que o Brasil não estava preparado para a mudança abrupta de um ensino presencial tradicional para o REAR em razão da desigualdade social e exclusão digital. A carência de políticas públicas efetivas no país teve impactos negativos principalmente nas classes menos abastadas. Além da exclusão de alunos que não detinham recursos financeiros e tecnológicos para o seguimento dos estudos, a imposição do REAR resultou em altas taxas de evasão escolar, assim como déficits de aprendizagem.

Biografia do Autor

Bianca Stephanie Maciel da Frota, Faculdade São Lucas

Acadêmica de Direito da Faculdade São Lucas.

Carolina da Silva Matos, Faculdade São Lucas

Acadêmica de Direito da Faculdade São Lucas.

Luciana Adélia Sottili, Faculdade São Lucas

Docente de ensino superior no curso de Direito UNISL/PVH, advogada, Bel. Direito, Especialista em Educação e Direitos Humanos, Mestre em Direito e Justiça Social pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), especialização em andamento em Direito Digital e LGPD.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Frota, B. S. M. da ., Matos, C. da S. ., & Sottili, L. A. . (2022). O IMPACTO DO ENSINO REAR AO DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 1743–1765. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7770