CATETER VENOSO CENTRAL TOTALMENTE IMPLANTÁVEL: CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS DO PRONTO SOCORRO

Autores

  • Maria Eliza Giunchi Universidade São Francisco - USF
  • Monalisa Regina da Silva Pascoali Universidade São Francisco – USF
  • Elaine Reda da Silva Universidade São Francisco - USF

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7783

Palavras-chave:

Dispositivos de acesso vascular. Cuidados de Enfermagem. Conhecimento.

Resumo

O cateter venoso central totalmente implantado vem sendo utilizado desde 1983, tornando-se essencial no tratamento de pacientes com câncer. Possibilita a infusão de quimioterápicos, hemoderivados e nutrição parenteral, além de terapias endovenosas e coleta de sangue para exames laboratoriais. Logo, este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento dos enfermeiros que atuam no Pronto Socorro, de um Hospital Universitário, localizado no interior do Estado de São Paulo, sobre o manejo e os cuidados com cateter venoso central totalmente implantável, tipo port-a-cath. Tratou-se de um estudo descritivo, exploratório, de campo com abordagem quantitativa, realizado com 10 enfermeiros que atuavam em Pronto Socorro. Quanto aos resultados verificou-se a existência de lacunas relacionadas ao conhecimento do manejo e dos cuidados deste tipo de dispositivo, além de divergências entre os profissionais sobre a existência ou não de protocolos que abordassem a técnica de punção do port-a-cath. Conclui-se, portanto, que os enfermeiros, que atuam no Pronto Socorro, necessitam de capacitação e programas de atualização referente ao manejo e aos cuidados com cateter venoso central totalmente implantável. Além disso, verifica-se a necessidade de rever como está sendo executado o processo de construção e implantação dos protocolos, os quais têm como objetivo, orientar a execução das ações de forma segura.

Biografia do Autor

Maria Eliza Giunchi, Universidade São Francisco - USF

Estudante de Graduação do Curso de Enfermagem da Universidade São Francisco - USF. 

Monalisa Regina da Silva Pascoali, Universidade São Francisco – USF

Estudante de Graduação do Curso de Enfermagem da Universidade São Francisco – USF. 

Elaine Reda da Silva, Universidade São Francisco - USF

Professora de Graduação na Área da Saúde da Universidade São Francisco - USF. Enfermeira pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein. Mestre pelo Programa de Pós- Graduação na Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo - USP. Especialista em Enfermagem Cirúrgica pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Especialista em Oncologia pelo Programa de Pós-graduação Lato Sensu - PROPUS da Faculdade Ibra de Brasília – FABRAS. 

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Giunchi, M. E. ., Pascoali, M. R. da S. ., & Silva, E. R. da . (2022). CATETER VENOSO CENTRAL TOTALMENTE IMPLANTÁVEL: CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS DO PRONTO SOCORRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 1980–1996. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7783