ASSISTÊNCIA PRESTADA A PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA EM UMA UNIDADE DE QUIMIOTERAPIA: RELATO DE CASO

Autores

  • Bianca Beatriz de Souza Universidade São Francisco – USF
  • Marlon Carlos dos Santos Universidade São Francisco – USF
  • Elaine Reda da Silva Universidade São Francisco - USF

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7913

Palavras-chave:

Neoplasias da mama. Cuidados de Enfermagem. Antineoplásicos

Resumo

O câncer de mama é um grupo heterogêneo de doenças, com comportamentos distintos. Essa heterogeneidade pode ser observada pelas variadas manifestações clínicas e morfológicas, diferentes assinaturas genéticas e diferenças nas respostas terapêuticas. Logo, este estudo teve como objetivo analisar, por meio de consulta ao prontuário e entrevista com enfermeiros, especialistas em oncologia, a assistência prestada a pacientes com câncer de mama em uma Unidade de Quimioterapia. Tratou-se de um estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, o qual foi realizado em uma Unidade de Quimioterapia, de um Hospital Universitário, localizado no interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados através do prontuário de uma paciente com diagnóstico de câncer de mama, selecionado de forma aleatória, além de entrevista com a enfermeira responsável pelo setor. O estudo de caso foi referente a paciente do sexo feminino, de 76 anos, diagnosticada com carcinoma invasivo de mama do tipo não especial e que após realização de Quadrantectomia de Mama Esquerda + Biópsia de Linfonodo Sentinela, iniciou quimioterapia adjuvante. Em relação à assistência de enfermagem constatou-se que a enfermeira segue protocolo institucional, e reforçou os cuidados relacionados aos acessos venosos e reações alérgicas. Porém, verificou-se dificuldades quanto a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Logo, conclui-se que a prestação de uma assistência centrada nas necessidades de saúde das pessoas, associada a integralização do conhecimento, torna-se importante, visto que norteia o raciocínio clínico e a tomada de decisão diagnóstica, de resultados e de intervenções de enfermagem.

Biografia do Autor

Bianca Beatriz de Souza, Universidade São Francisco – USF

Estudante de Graduação do Curso de Enfermagem da Universidade São Francisco – USF

Marlon Carlos dos Santos, Universidade São Francisco – USF

Estudante de Graduação do Curso de Enfermagem da Universidade São Francisco – USF. Técnico de Enfermagem pela Escola Nova Biotec Bragança Paulista - SP. 

Elaine Reda da Silva, Universidade São Francisco - USF

Professora de Graduação na Área da Saúde da Universidade São Francisco - USF. Enfermeira pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação na Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo - USP. Especialista em Enfermagem Cirúrgica pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.  Especialista em Oncologia pelo Programa de Pós-graduação Lato Sensu -PROPUS da Faculdade Ibra de Brasília – FABRAS.

 

Downloads

Publicado

2022-12-05

Como Citar

Souza, B. B. de ., Santos, M. C. dos ., & Silva, E. R. da . (2022). ASSISTÊNCIA PRESTADA A PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA EM UMA UNIDADE DE QUIMIOTERAPIA: RELATO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 2955–2974. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7913