A PSICOLOGIA NA ATENÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ana Beatriz Graim Mendonça Santos Universidade Federal do Pará
  • Carla de Cassia Carvalho Casado Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.8055

Palavras-chave:

Psicologia da saúde. Atenção Básica. Relato de experiência.

Resumo

A Atenção Básica constitui-se como o primeiro nível de atuação do SUS e é caracterizada por sua dinâmica multidisciplinar, visando oferecer serviços de prevenção e promoção de saúde, seguindo os princípios de integralidade e universalidade. O presente trabalho é um relato de experiência com o objetivo de descrever a participação de uma estudante do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará no projeto de extensão Multicampi, relatando os cenários desafiadores para a atuação de psicólogos dentro de uma Unidade Básica de Saúde e sua integração com o território e em equipes multiprofissionais. Dessa forma, foi verificada relevância no fortalecimento de vínculo entre profissionais e comunidade, na interdisciplinaridade, na coleta de informações para elaboração de ações educativas, na influência dos aspectos culturais na intervenção, a necessidade do desenvolvimento de uma perspectiva mais coletiva da psicologia nesse espaço e de se manter e construir espaços de acolhimento.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Graim Mendonça Santos, Universidade Federal do Pará

Graduanda no curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará. Atua como Acompanhante terapêutica e Facilitadora escolar com crianças do Transtorno do Espectro Autista.

Carla de Cassia Carvalho Casado, Universidade Federal do Pará

Psicóloga. Professora da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Santos, A. B. G. M. ., & Casado, C. de C. C. . (2022). A PSICOLOGIA NA ATENÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(12), 706–730. https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.8055