A COMPLEXIDADE DA EFETIVAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: ADOLESCENTES AUTORES/AS DE ATO INFRACIONAL

Autores

  • Rubia Fernanda Quinelatto Universidade de São Paulo– USP
  • Rafael Garcia Campos Universidade Católica- PUC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8135

Palavras-chave:

Educação. Adolescentes. Políticas Públicas. Direitos Humanos.

Resumo

O presente artigo desvela a complexidade da efetivação de políticas públicas em direitos humanos ao apresentar a trajetória de vida de 15 adolescentes autores/as de ato infracional, do interior de São Paulo-SP. Dialoga-se com as histórias de vida dos/a adolescentes na busca por compreender os mecanismos de violência e exclusão a qual são expostos, a morosidade da justiça social e a quem se destina os direitos humanos. A fundamentação metodológica utilizou de modo articulado a História Oral de Vida e a História Oral Temática, destacando fragmentos das histórias dos/a adolescentes com o escopo de compreensão do contexto social a que estão inseridos/a, reprodução de processos educativos apreendidos, a reprodução do preconceito oriundo na escola e a não efetividade das políticas públicas protetivas. Os principais teóricos foram Michel Maffesoli, Michel Foucault, José Carlos Sebe Bom Meihy, Alberto Lins Caldas, que evidenciam a singularidade das histórias de vidas e formação humana.

Biografia do Autor

Rubia Fernanda Quinelatto, Universidade de São Paulo– USP

Pós-doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo–USP. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Servidora Federal na Pró-Reitoria Administrativa da UFSCar. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas GEPÊ Privação-USP São Paulo e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Justiça Social–EDUJUS, da Universidade Federal do Pará-UFPA. https: //orcid.org/0000-0002-0827-3869.  

Rafael Garcia Campos, Universidade Católica- PUC

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica- PUC

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Quinelatto, R. F. ., & Campos, R. G. . (2023). A COMPLEXIDADE DA EFETIVAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: ADOLESCENTES AUTORES/AS DE ATO INFRACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 1–21. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8135