PAPEL SOCIAL DO PROFESSOR COMO AGENTE EDUCADOR

Autores

  • Fernando António Manuel Faculdade de Ciências Sociais Universidade Agostinho Neto-Angola
  • Victorino Correia Kinhama Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul-Angola
  • Maria Adelina Lima Nascimento Faculdade de Ciência Social da Universidade Agostinho Neto-Angola

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8136

Palavras-chave:

Professor. Escola. Educação. Agente educativo.

Resumo

Nesta investigação abordou-se a temática do Papel social do professor como agente educador realizado na província do Cuanza-Sul, no município da Cela na Escola do Magistério Primário da Cela em Waku-Kungo. Teve como objectivo geral compreender o papel social do professor como agente educador. Para o alcance dos objectivos propostos nesta pesquisa, empregou-se a metodologia quantitativa, que consistiu segundo Diehl (2004) no uso da quantificação, tanto na colecta quanto no tratamento das informações, utilizando técnicas estatísticas, objetivando resultados que nos ajudaram a evitar possíveis distorções de análise e interpretação, possibilitando uma maior margem de segurança dos factos investigados. Foi um procedimento metodológico importante porque, o seu uso nos ajudou a entender o fenómeno estudado dando-nos dados eficientes a partir dos resultados, oferecendo recomendações aplicáveis a uma população mais ampla, que serviram para a solução do problema ou a tomada de decisões. A população foi de 25 professores da respectiva escola e a amostra foi de 24 professores obtida pela técnica de amostragem probabilística aleatória símples por intermédio da calculadora on-line que corresponde num intervalo de confiança de 95% e numa margem de erro de 5%, isto é, por se tratar de um tipo de amostragem que se baseia em critérios estatísticos estabelecidos. Dos 24 professores que constituíram a nossa amostra nesta pesquisa, todos eles são do sexo masculino, com idade compreendida entre os 30 e 54 anos de idade. Quanto ao estado civil, 4 professores são casados e 20 professores são solteiros. Sobre as habilitações literárias, 2 professores são técnicos médios, 21 professores são licenciados e 1 professor que é mestre. Dos inquiridos 83,3% responderam que a falta da valorização do professor influencia na perca dos valores éticos e morais no professor, 12,5% responderam que a falta de motivação tem sido o factor que influencia directamente no incumprimento do papel social do professor; 75% responderam que é a falta de actualização da categoria salarial e 12,5% responderam que o factor que está na base é a desvalorização da profissão de professor.

Biografia do Autor

Fernando António Manuel, Faculdade de Ciências Sociais Universidade Agostinho Neto-Angola

Mestre em Sociologia e Doutorando em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais Universidade Agostinho Neto-Angola.

Victorino Correia Kinhama , Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul-Angola

Mestrando em Fitopatologia pelo Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul-Angola.

Maria Adelina Lima Nascimento, Faculdade de Ciência Social da Universidade Agostinho Neto-Angola

PhD em Ciências de Educação e Vice Decana para Investigação e pós-Graduação na Faculdade de Ciência Social da Universidade Agostinho Neto-Angola.

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Manuel, F. A. ., Kinhama , V. C. ., & Nascimento, M. A. L. . (2023). PAPEL SOCIAL DO PROFESSOR COMO AGENTE EDUCADOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 22–46. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8136