REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO PARA E COM OS BEBÊS: UM ESTUDO SISTEMÁTICO DE TESES E DISSERTAÇÕES (2010-2020)

Autores

  • Gleyce dos Santos Lima Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Daniele Dorotéia Rocha da Silva de Lima Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8146

Palavras-chave:

Educação de bebês. Currículo. Educação Básica.

Resumo

Este trabalho aborda o currículo na educação de bebês. Diante disso, a pesquisa se propôs a investigar o currículo, partindo do seguinte problema de pesquisa: O que a literatura educacional fala sobre o currículo no berçário? Trata-se de um estudo bibliográfico que faz uso de uma Revisão Sistemática da Literatura existente nos bancos online de teses e dissertações do Programas de Pós-graduação em Educação, defendidas no período de 2010 a 2020, tendo por objetivo compreender os estudos sobre o currículo com e para os bebês. Os trabalhos apontaram olhares diversos para o que a pesquisa se propôs. Todas as investigações enfatizaram o currículo através de práticas e relatos nesses ambientes, através do cotidiano dos professores, o currículo como uma construção cotidiana, por meio de verbalizações de experiências, memórias, sentimentos, práticas, desafios, relações com os bebês, avanços, entre outras relações do cotidiano pedagógico.

Biografia do Autor

Gleyce dos Santos Lima, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestranda no programa de Pós-Graduação stricto sensu em Currículo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2020). É componente do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação - INFANCE e também do Grupo Experimentações: Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Subjetividade e Sexualidade na Educação Básica, ambos vinculados ao CNPq. http://lattes.cnpq.br/7435491791350695.

Daniele Dorotéia Rocha da Silva de Lima, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pelo PPGECM/IEMCI/UFPA (2015). Desenvolve pesquisa na linha Formação de Professores com trabalhos voltados para a Educação Científica e (auto)biografia docente.  http://lattes.cnpq.br/7857318025231705.

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Lima, G. dos S. ., & Lima, D. D. R. da S. de . (2023). REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO PARA E COM OS BEBÊS: UM ESTUDO SISTEMÁTICO DE TESES E DISSERTAÇÕES (2010-2020). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 105–118. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8146