A IMPORTÂNCIA DA MOBILIZAÇÃO PRECOCE EM PACIENTES CRÍTICOS: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Ana Paula Felix Arantes Universidade de Rio Verde
  • Fabiana Machado Pires Universidade de Rio Verde
  • Renato Canevari Dutra da Silva Universidade de Rio verde

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8226

Palavras-chave:

Mobilização precoce. Paciente crítico. Terapia intensiva.

Resumo

A mobilização precoce diminui o tempo de ventilação mecânica e tem como principal objetivo interferir o tempo de imobilização no leito, provocando ao paciente, respostas a nível respiratório, cardiovascular, osteomioarticular e até psicológico. Este estudo consistiu-se em uma revisão bibliográfica feita através de um levantamento bibliográfico utilizando-se as bases de dados Google Acadêmico e Scielo através da utilização dos descritores “mobilização precoce” (“early ambulation”) e “paciente crítico” (“critical patient”). Foram encontrados 144 artigos, que após serem excluídos aqueles que encontravam-se repetidos, os que não se trataram do assunto referido e aqueles que tinham sido publicados anteriormente ao ano de 2005, foram selecionados 21. O objetivo desta revisão foi o de verificar qual a importância da mobilização precoce em pacientes críticos, e ainda descreverá a síndrome do imobilismo em pacientes críticos, investigará as técnicas existentes para a realização da mobilização precoce em pacientes críticos; e definirá os efeitos da mobilização precoce em pacientes críticos. Através deste estudo esperou-se contribuir para a promoção de estratégias de transformação na realidade do atendimento dos pacientes críticos, por meio da qualificação do atendimento nas unidades de terapia intensiva e da formação de profissionais na perspectiva de formação interdisciplinar.

Biografia do Autor

Ana Paula Felix Arantes, Universidade de Rio Verde

Professora convidada da Universidade de Rio Verde. Mestre em Ciências Ambientais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 

Fabiana Machado Pires, Universidade de Rio Verde

Professora convidada da Universidade de Rio Verde. Mestranda em Movimento Humano e Reabilitação pela UniEvangélica. 

Renato Canevari Dutra da Silva, Universidade de Rio verde

Professor Adjunto da Universidade de Rio verde. Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio Sinos. 

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Arantes, A. P. F. ., Pires, F. M. ., & Silva, R. C. D. da . (2023). A IMPORTÂNCIA DA MOBILIZAÇÃO PRECOCE EM PACIENTES CRÍTICOS: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 372–379. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8226