EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO EM PACIENTES COM CLAUDICAÇÃO INTERMITENTE DEVIDO À DOENÇA ARTERIAL OBSTRUTIVA CRÔNICA PERIFÉRICA

Autores

  • Ana Paula Felix Arantes Universidade de Rio Verde
  • Patrick Correia de Souza Araújo Universidade Federal de Goiás
  • Renato Canevari Dutra da Silva Universidade de Rio Verde

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8261

Palavras-chave:

Claudicação intermitente. Doença arterial obstrutiva crônica periférica. Exercícios físicos. Reabilitação cardiovascular.

Resumo

A claudicação intermitente, que consiste na dor muscular isquêmica induzida pelo exercício, está relacionada a grande prejuízo funcional e aumento do risco de mortalidade cardiovascular. Ela deriva da incapacidade da circulação periférica em suprir energeticamente a musculatura ativa dos membros inferiores. A realização de exercícios físicos e o controle dos fatores de risco têm se mostrado as melhores formas de tratamento conservador, especialmente no que se refere ao aumento da capacidade de deambulação e alívio dos sintomas. Esta revisão bibliográfica tem como propósito fundamental verificar quais seriam os efeitos dos exercícios em pacientes portadores de claudicação intermitente em decorrência da doença arterial obstrutiva crônica periférica. Através da análise dos estudos selecionados, pôde ser concluído que os principais benefícios obtidos pela utilização dos exercícios físicos nestes pacientes consistiram na melhora da distância de deambulação, a melhora dos sintomas causados pela claudicação intermitente, a redução da mortalidade cardiovascular e de seus fatores de risco, o baixo custo e o fato deles serem não-invasivos. Os programas supervisionados e os exercícios do tipo treino de marcha foram as modalidades mais indicadas para estes pacientes, uma vez que possuem eficácia comprovada no alívio dos sintomas causados pela claudicação.

Biografia do Autor

Ana Paula Felix Arantes, Universidade de Rio Verde

Professora convidada da Universidade de Rio Verde. Mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Patrick Correia de Souza Araújo, Universidade Federal de Goiás

Gestor de Prática Médica do Hospital Israelita Albert Einstein – Unidade Goiânia. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás.

Renato Canevari Dutra da Silva, Universidade de Rio Verde

Professor Adjunto da Universidade de Rio Verde. Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio Sinos.

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Arantes, A. P. F. ., Araújo, P. C. de S. ., & Silva, R. C. D. da . (2023). EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO EM PACIENTES COM CLAUDICAÇÃO INTERMITENTE DEVIDO À DOENÇA ARTERIAL OBSTRUTIVA CRÔNICA PERIFÉRICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 482–491. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8261