A PEDAGOGIA FILANTRÓPICA DE J.H. PESTALOZZI E A INFLUÊNCIA DO SEU PENSAMENTO E MÉTODO SOBRE SEU DISCÍPULO H.L.D. RIVAIL (ALLAN KARDEC)

Autores

  • José Márcio de Almeida Master in Human Resources Management

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8279

Palavras-chave:

Pestalozzi. Rivail. Kardec. Influência. Método. Educação. Filosofia. Espiritismo.

Resumo

O interesse pelo tema abordado nesta pesquisa se deve ao fato de que a relação de J.H. Pestalozzi com o seu discípulo H.L.D. Rivail, futuro Allan Kardec, não está documentada, não obstante, os treze volumes de cartas do primeiro a amigos, familiares, discípulos, intelectuais e nobres de toda a Europa e de um novo volume, recentemente publicado, de cartas de amigos a Pestalozzi. Se Pestalozzi desejava implantar o seu método na França (nesse sentido, teve, inclusive, uma audiência com Napoleão Bonaparte), por qual razão não teria trocado um bilhete sequer com o discípulo Rivail que se destacou desde o início da sua internação, aos onze anos, no Instituto de Yverdon? Este mesmo discípulo que aos dezenove anos, já de regresso à França, publicava obras pedagógicas aplicando o método pestalozziano (filantropicamente, inclusive) e que, por mais de trinta anos, dedicou-se à educação, dirigiu institutos e pertenceu a dezenas de academias de ciência e que esteve, sempre, na vanguarda. Considerando que Pestalozzi envergava um caráter emotivo, intuitivo e apaixonado e não era de desprezar ninguém, pois escrevia cartas sempre muito afetuosas a crianças, adolescentes e a pessoas das mais diversas posições sociais, por qual razão não teria escrito um único bilhete àquele que era um discípulo de destaque e que se esforçava por divulgar o seu método em Paris? Personalidades diferentes, sim, mas com ideias muito próximas. Quais as razões? Silêncio propositado? Admitido o fato de Rivail haver sido discípulo de Pestalozzi, como o ideal de uma pedagogia filantrópica praticada pelo segundo influenciou a vigorosa obra pedagógica e espiritualista do primeiro? Estes os objetos de investigação que esta pesquisa propõe desenvolver.

Biografia do Autor

José Márcio de Almeida, Master in Human Resources Management

Master in Human Resources Management (2022); Master in Business Administration com ênfase em Advocacia Corporativa e Governança (2021); Especialista em Direito Civil e Processual Civil (2009); Formação em Psicanálise (2022); Bacharel em Direito (1996); Bacharel em Administração (1992); Membro e Secretário-Geral da Comissão de Direito Associativo da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Minas Gerais (2022); Membro Associado-Efetivo da Academia Brasileira de Direito Civil. 

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Almeida, J. M. de . (2023). A PEDAGOGIA FILANTRÓPICA DE J.H. PESTALOZZI E A INFLUÊNCIA DO SEU PENSAMENTO E MÉTODO SOBRE SEU DISCÍPULO H.L.D. RIVAIL (ALLAN KARDEC). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 583–599. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8279