QUALIDADE DE VIDA E EQUIDADE DE GÊNERO NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

Autores

  • Patrícia Guimarães Justino Romero Universidade de São Paulo
  • Cristiane Meneghel Dorizotto Colpas Centro Salesiano Universitário de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8282

Palavras-chave:

Maternidade. Mulher. Direitos. ONU. Empoderamento.

Resumo

A mulher busca seu espaço no mercado de trabalho desde o ano de 1914, quando deu se início à Primeira Guerra Mundial. Desde então foi travada uma luta por seus direitos, espaço e posicionamento no mercado. Existem muitas empresas que auxiliam as mulheres para que esta luta tenha sucesso, mas não tem sido fácil. Dados mostrados neste estudo revelam situações covardes enfrentadas por elas, por exemplo, o assédio e a escassez de direitos no momento da maternidade. Este trabalho teve por finalidade avaliar um estudo de caso de sucesso de uma multinacional alemã, bem como buscar por pesquisa bibliográfica todo o caminho percorrido nesta luta pelos direitos à igualdade de gênero no mundo corporativo. Os sete princípios do empoderamento da ONU ajudam a mostrar como as empresas podem contribuir para a igualdade de gênero no mundo dos negócios.

Biografia do Autor

Patrícia Guimarães Justino Romero, Universidade de São Paulo

Graduada em Administração de Empresas; Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

 

Cristiane Meneghel Dorizotto Colpas, Centro Salesiano Universitário de São Paulo

Mestre em Administração de Empresas; Centro Salesiano Universitário de São Paulo, Americana, SP, Brasil.

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

Romero, P. G. J. ., & Colpas, C. M. D. . (2023). QUALIDADE DE VIDA E EQUIDADE DE GÊNERO NO MUNDO DOS NEGÓCIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 625–648. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8282