USO DO AMSTAR 2 NAS METANÁLISES DE UMA REVISÃO GUARDA-CHUVA SOBRE O MANEJO NÃO FARMACOLÓGICO DA OSTEOARTRITE DOS JOELHOS: UM ESTUDO SECCIONAL

Autores

  • Anne Claire Chenu Universidade de Vassouras
  • Carlos Augusto Ferreira de Andrade Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8304

Palavras-chave:

AMSTAR 2. Osteoartrite. Risco de viés. Qualidade metodológica. Revisão sistemática.

Resumo

A osteoartrite de joelhos é uma doença que afeta consideravelmente a qualidade de vida. O tratamento com o uso de fármacos ou medidas invasivas causa prejuízos aos doentes, evidenciando a importância do tratamento não farmacológico e não cirúrgico. Neste cenário, a busca por melhores condutas impulsiona o crescente o número de revisões sistemáticas sobre o tema. Contudo, também é observada uma baixa qualidade destas. Sendo assim, esse trabalho busca através do instrumento AMSTAR 2 identificar os possíveis preditores de qualidade bem como descrever o desempenho das metanálises usadas na revisão guarda-chuva “Efeito dos exercícios físicos na dor e na capacidade funcional de pacientes com osteoartrite dos joelhos: uma revisão guarda-chuva”. Este estudo cross seccional foi realizado usando o instrumento AMSTAR 2 e o software MATLAB.  Os estudos foram classificados em alta, moderada, baixa ou criticamente baixa qualidade de acordo com o cumprimento dos domínios críticos e não críticos do instrumento e em sequência foi construído um score de porcentagem da contemplação dos itens do mesmo. Os resultados foram decepcionantes: das 23 revisões analisadas 22 apresentaram-se como criticamente baixa e uma como baixa. Dentre os fatores preditivos constaram como relevantes as Cocrhane reviews, o acesso livre e o financiamento externo. Diante disso é notória a necessidade dos autores de dominarem com maior destreza os pontos-chaves para a elaboração de um resultado com um menor risco de viés e os domínios críticos do instrumento. Posto isso, as conclusões encontradas na revisão guarda-chuva não apresentam relevância significativa, carecendo de novos estudos na área.

Biografia do Autor

Anne Claire Chenu, Universidade de Vassouras

Discente do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0542-3518.

Carlos Augusto Ferreira de Andrade, Universidade de Vassouras

Docente do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. ORCID: 0000-0002-0098-4957.

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Chenu, A. C. ., & Andrade, C. A. F. de . (2023). USO DO AMSTAR 2 NAS METANÁLISES DE UMA REVISÃO GUARDA-CHUVA SOBRE O MANEJO NÃO FARMACOLÓGICO DA OSTEOARTRITE DOS JOELHOS: UM ESTUDO SECCIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 732–759. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8304