A NARRATIVA NA PRODUÇÃO TEXTUAL ORAL E VISUAL DE CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR-B

Autores

  • Maria Angela Fachin Cocco Centro Universitário Barão de Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8309

Palavras-chave:

Aquisição da linguagem. Narrativa. Alunos Pré-Escolar-B.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo observar em que estágio do processo de aquisição da narrativa duas crianças matriculadas no Pré-Escolar-B se encontram e se há diferenças quanto ao nível de desenvolvimento do aprendizado desse tipo de texto ao se expressarem por meio das linguagens visual e oral. Baseados em teorias de Chomsky (1998), Piaget (1975), Vygotsky (1984), Alves (2010) e Garcia (1998), a análise das versões oral e visual da reprodução do conto Chapeuzinho Vermelho feita por dois alunos evidenciou que há diferenças entre os níveis de desenvolvimento de cada um. O Aluno 01 apresenta apresentou melhor desempenho na sua (re)construção oral da narrativa que lhe foi apresentada e, de igual modo, na sua versão visual; o Aluno 02, no que lhe concerne, embora tenha apresentado todos os elementos essenciais à narração, foi mais sucinto na sua produção oral, apresentando melhor desempenho e maior detalhamento na versão visual.

Biografia do Autor

Maria Angela Fachin Cocco, Centro Universitário Barão de Mauá

Graduação em Pedagogia Séries Iniciais e Educação Infantil, Especialização em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. Orientador Prof.ª Carolina Donega Bernardes.

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Cocco, M. A. F. . (2023). A NARRATIVA NA PRODUÇÃO TEXTUAL ORAL E VISUAL DE CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR-B. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 760–776. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8309