O PRECONCEITO RACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA EM SALA DE AULA

Autores

  • Kelly Brambilla Kolano Nicolau Faculdade Futura
  • Izabel Nascimento Leite FAVENI
  • Jhulia Spegiorin Pinheiro da Silva FAVENI
  • Elimeire Alves de Oliveira FAVENI
  • Ijosiel Mendes FAVENI
  • Tiago Moreno Lopes Roberto FUTURA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8327

Palavras-chave:

Preconceito racial. Escola. Abordagens metodológicas.

Resumo

A formação da sociedade brasileira sofreu muita influência do processo de miscigenação, a qual deriva-se do cruzamento de negros, europeus e indígenas. Assim, é notório afirmar que somos marcados pela vasta diversidade étnico-racial. No entanto, confere-se reconhecer que o processo de escravidão resultou em sequelas que até hoje a população negra carrega. Embora tenha sido disseminado, ao longo dos anos, uma falsa ideia de democracia racial, o racismo não foi superado e está presente de forma estrutural em todos os seguimentos da sociedade, inclusive nas escolas. Para mudar preconceitos enraizados, considera-se que a educação é um dos meios mais importantes e possíveis para contribuir com o reconhecimento da diversidade, além de auxiliar os grupos que constroem um senso de respeito mútuo que constituem a rica variedade de identidades culturais da sociedade brasileira. Portanto, a finalidade desse estudo é investigar se o preconceito racial existe nas escolas, identificar se os docentes trabalham com o tema, e, sob essa perspectiva, dizer quais metodologias utilizam no âmbito escolar com os alunos do ensino fundamental anos iniciais da Educação Básica. Para tanto, a metodologia deste trabalho tem um enfoque qualitativo, sendo assim, foi destinado um questionário com perguntas abertas, para ser respondido por docentes que atuam no ensino fundamental anos iniciais em escolas públicas municipais da região do noroeste paulista. Os resultados obtidos, demonstram uma grande preocupação dos docentes com o tema, e como o trabalho em sala de aula é importante, ficando claro, a proposição de um vasto trabalho com abordagens metodológicas diversas.

Biografia do Autor

Kelly Brambilla Kolano Nicolau, Faculdade Futura

Docente do Curso de Pedagogia na Faculdade Futura- Grupo Educacional FAVENI.  Graduada em Administração de Empresas (Faculdades Integradas Toledo de Araçatuba). Graduada em Letras (Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível). Graduação em Pedagogia (Faculdades Integradas Urubupungá) Licenciada em Ciências Sociais (Universidade Metropolitana de Santos). Pós-graduação "Lato Sensu" em Gestão de Marketing e Recursos Humanos (Centro Universitário de Votuporanga). Mestrado em Letras (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Orcid https://orcid.org/0000-0002-7883-4377.

Izabel Nascimento Leite, FAVENI

Pós-graduanda em Psicopedagogia (FAVENI) Graduada em Pedagogia (Faculdade FUTURA- GRUPO Educacional FAVENI).

Jhulia Spegiorin Pinheiro da Silva, FAVENI

Pós-graduanda em Psicopedagogia (FAVENI) Graduada em Pedagogia (Faculdade FUTURA- GRUPO Educacional FAVENI).

Elimeire Alves de Oliveira, FAVENI

Docente e Coordenadora do Curso de Pedagogia na Faculdade Futura- Grupo Educacional FAVENI. Graduada em Direito (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV) Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP).  ORCID https://orcid.org/0000-0002-4672-6013.

Ijosiel Mendes, FAVENI

Docente nos Cursos de Administração e Pedagogia da Faculdade Futura- Grupo Educacional FAVENI. Graduado em Matemática, (UNIFEV), Especialista em Matemática (UNICAMP), Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR), Mestre em Matemática (UNESP). Orcid https://orcid.org/0000-0003-0238-5058.

Tiago Moreno Lopes Roberto, FUTURA

Graduado em Psicologia (UNIFEV); Especialista em Saúde Mental (FUTURA); Mestre em Psicologia e Saúde (FAMERP); Doutorando em Ciências da Saúde (FAMERP); Professor do Curso de Psicologia (UNIRP); Professor e Gestor de Políticas Acadêmicas (FUTURA). 

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Nicolau, K. B. K. ., Leite, I. N. ., Silva, J. S. P. da ., Oliveira, E. A. de ., Mendes, I. ., & Roberto, T. M. L. . (2023). O PRECONCEITO RACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA EM SALA DE AULA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 1024–1046. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8327