ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA: O QUE REVELAM ALGUMAS PESQUISAS?

Autores

  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra UNADES- PY
  • Michel da Costa Universidade Bandeirante de São Paulo
  • Diego de Vargas Matos PUCRS
  • Nedilson José Gomes de Melo UNADES – PY

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8350

Palavras-chave:

EJA. MEC. Ensino de Matemática.

Resumo

Nos últimos anos, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido tema cada vez mais recorrente nas publicações e eventos educacionais, impulsionada pelas ações do Ministério da Educação (MEC). Este estilo de aprendizagem compreende a categoria de organização permanente da educação nacional e têm funções e objetivos específicos. Conforme consta no artigo 38 da LDB/1996, os alunos matriculados na EJA têm direito a estudo equivalente aos dos sujeitos que sempre tiveram acesso à escola e nela permaneceram. Diante do exposto, o presente estudo possui como questão problema: “O que revelam algumas pesquisas sobre as estratégias metodológicas no ensino de Matemática na EJA?”. E como objetivo geral: realizar um estudo para melhor compreensão das estratégias metodológicas no ensino de Matemática da EJA. A fim de fornecer as informações mais precisas possíveis, o estudo empregou uma abordagem investigativa que examinou a história desse público minuciosamente. Coletar e analisar todos os dados apropriados permitiu concluir com esta pesquisa que os professores de Matemática que lecionam na EJA fazem com que o processo de detalhamento e implementação da proposta pedagógica permite promover a valorização desses alunos por meio da contextualização das suas aulas a partir das situações problema envolvendo conceitos matemáticos já enfrentadas pelos alunos no seu cotidiano.

Biografia do Autor

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, UNADES- PY

Doutorando em Ciências da Educação – UNADES (PY), Mestre em Filosofia – UFPB, Graduado em Licenciatura em Matemática – UNIASSELVI

Michel da Costa, Universidade Bandeirante de São Paulo

Doutor em Educação Matemática, Anhanguera São Paulo, Mestre em Educação Matemática, Universidade Bandeirante de São Paulo.

Diego de Vargas Matos, PUCRS

Mestre em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS.

Nedilson José Gomes de Melo, UNADES – PY

Mestre em Ciências da Educação – UNADES – PY, Especialista em Gestão Estratégica de Recursos e Humanos.

 

Downloads

Publicado

2023-02-02

Como Citar

Guerra, A. de L. e R. ., Costa, M. da ., Matos, D. de V. ., & Melo, N. J. G. de . (2023). ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA: O QUE REVELAM ALGUMAS PESQUISAS?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 1348–1357. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8350