COLETÂNEA, SEGURANÇA PÚBLICA E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Autores

  • Leonardo Mattos IBRA
  • Fábio Lopes Schwertz Faveni
  • Rodinei Marcelo da Rosa Faculdade Metropolitana
  • Carla Pilling dos Santos Centro Universitário Metodista- IPA
  • Lucas Peixoto da Silveira Faculdade Anhanguera do Rio Grande
  • Luciano Luis Scheibler FAVENI

Palavras-chave:

Feminicídio. Lei. Crime. Mulher.

Resumo


Com grande satisfação, apresentamos a todos os leitores, o livro intitulado "Segurança Pública e Violência Contra a Mulher". A obra em aludo fomenta um importante e urgente debate em nossa sociedade: a violência contra as mulheres.
A coletânea traz uma análise aprofundada da violência de gênero no Brasil, com dados alarmantes que demonstram a gravidade desse problema em nosso país. Igualmente, o livro traz reflexões sobre as políticas públicas voltadas para a prevenção e combate à violência contra as mulheres, apresentando ideias e propostas para a construção de um futuro mais justo e igualitário.
Diante de tal temática, cabe um hiato para tratar sobre dados alarmantes sobre a violência contra a mulher. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2020 foram registrados 105.821 casos de violência doméstica no Brasil, representando um aumento de 3,8% em relação ao ano anterior.
A cada 7,2 segundos, uma mulher é vítima de violência física no Brasil, conforme o Instituto Maria da Penha.
O Mapa da Violência 2015, elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), revelou que o número de homicídios de mulheres no Brasil aumentou 54% entre 2003 e 2013. Em 2013, a taxa de homicídios de mulheres foi de 4,8 por 100 mil habitantes.
O mesmo estudo também mostra que a maioria das vítimas de homicídio são mulheres negras e jovens, com idade entre 15 e 29 anos.
A violência sexual também é um problema sério no Brasil. Em 2019, o país registrou 66.123 casos de estupro, consoante o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Conforme a Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, realizada em 2019 pelo DataSenado, 42% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência no país, seja física, sexual, psicológica ou patrimonial.
A Lei Maria da Penha, que entrou em vigor em 2006, é um marco na luta contra a violência doméstica no Brasil. No entanto, muitas mulheres ainda enfrentam dificuldades para acessar a justiça e obter proteção.
Em muitos casos, a violência contra a mulher ocorre no próprio lar e praticada por um parceiro ou ex-parceiro. Por isso, é importante que as mulheres saibam que existem canais de denúncia disponíveis, como o número 180, que oferece atendimento gratuito e anônimo para mulheres em situação de violência.
A obra é uma fonte valiosa de informação para profissionais da área de segurança pública, assistentes sociais, educadores e para todas as pessoas que se preocupam com a proteção dos direitos das mulheres e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O livro não apenas expõe os desafios enfrentados pelas mulheres no Brasil, mas também nos inspira a agir para mudar essa realidade. A leitura dessa coletânea é um convite para o engajamento na luta contra a violência de gênero e para a construção de um mundo mais seguro para todas as mulheres.
Por isso, eu convido todos vocês a lerem a coletânea "Segurança Pública e Violência Contra a Mulher" e a se unirem nessa importante luta pelos direitos das mulheres. Juntos, podemos fazer a diferença e contribuir para a construção de um futuro mais justo e igualitário para todos.

Boa leitura para todos!
Os autores,

Biografia do Autor

Leonardo Mattos, IBRA

Bacharel em Administração de empresas com ênfase em Marketing pela  Estácio e bacharel em Ciências sociais pela IBRA. Pós-graduado em Teoria do crime pela IBRA.

Fábio Lopes Schwertz, Faveni

Licenciatura em História pela Universidade Luterana do Brasil e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Fabras. Pós-graduação em Gestão Prisional pela Faveni.

Rodinei Marcelo da Rosa, Faculdade Metropolitana

Graduação: Administração,  universidade Regional do Noroeste do RS - Unijui, conclusão em 2004. Pós-graduação: Segurança Pública, pela Faculdade Metropolitana, conclusão 01/2023

Carla Pilling dos Santos, Centro Universitário Metodista- IPA

Graduação: Educação física licenciatura Centro universitário metodista IPA

Lucas Peixoto da Silveira, Faculdade Anhanguera do Rio Grande

Graduação: Engenharia de produção pela Faculdade Anhanguera do Rio Grande.

Luciano Luis Scheibler, FAVENI

Licenciatura em Letras (Língua portuguesa) pela UNINTER (2015). Licenciatura em Pedagogia pela UNINTER (2021). Pós-Graduação em Segurança Pública pela FAVENI (2020). Pós-Graduação em Inteligência Policial pela FAVENI (2022).

Downloads

Publicado

2023-03-08

Como Citar

Mattos, L. ., Schwertz, F. L. ., Rosa, R. M. da ., Santos, C. P. dos ., Silveira, L. P. da ., & Scheibler, L. L. . (2023). COLETÂNEA, SEGURANÇA PÚBLICA E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 13–132. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/8685

Edição

Seção

E-books

Categorias