OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ERA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • João Tavares da Silva Filho Rede Municipal de Ensino de Cumaru
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Centro Universitário Brasileiro – UNIBRA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9383

Palavras-chave:

Educação. Era da informação. Era digital.

Resumo

Com a chegada da era da informação durante o século XX e a sua ascendência durante o século XXI, a educação, que anteriormente tinha seus conteúdos lecionados de forma tradicional utilizando-se de uma configuração de aprendizado decorativa e repetitiva, perdeu espaço para uma maneira de aprendizado inclusiva e voltada as configurações da era digital. Dessa forma, novos métodos de aprendizado tornaram-se necessários para que haja inclusão das novas gerações de crianças e jovens. O presente trabalho detalha novos métodos de ensino-aprendizagem que podem ser mais inclusivos, onde há utilização direta das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), além de contextualizar o que é educação e era digital. Tudo isso sendo atribuído diretamente às novas formas de ensino inclusivo de crianças e jovens. O presente artigo ainda é capaz de demonstrar os desafios da implementação de um novo método e as desvantagens do modelo tradicional.

Biografia do Autor

João Tavares da Silva Filho, Rede Municipal de Ensino de Cumaru

Mestre em Educação, Christian Business School-CBS, Professor da Rede Municipal de Ensino de Cumaru.  

Diógenes José Gusmão Coutinho, Centro Universitário Brasileiro – UNIBRA

Biólogo-UFRPE, Mestre em Biologia-UFPE, Doutor em Biologia-UFPE, Professor do PPG/Faculdade ALPHA e do Centro Universitário Brasileiro – UNIBRA, Recife-PE-Brasil. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.  

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Silva Filho, J. T. da, & Coutinho, D. J. G. (2023). OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ERA DA INFORMAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 538–549. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9383