MÉTODOS DE BIOSSEGURANÇA APRESENTADOS PELOS CIRURGIÕES-DENTISTAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 E SUAS IMPLICAÇÕES

Autores

  • Julia Squarsone Castro Universidade São Francisco- USF
  • Valdineia Maria Tognetti Universidade São Francisco- USF
  • Luís Eduardo Teixeira da Silva Universidade São Franscisco- USF

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9476

Palavras-chave:

Contenção de Riscos Biológicos. Ad26COVS1. Consultórios Odontológicos. Aerossóis e Gotículas Respiratórios. Partículas e Gotas Aerossolizadas.

Resumo

Em 2020 foi declarada ao mundo uma pandemia de um vírus denominado SARS-COV-2, causador da doença COVID-19, que é propagada através do contato com secreções da mucosa oral, nasal e ocular. As estruturas que contemplam a mucosa oral são o maior local de trabalho dos cirurgiões-dentistas, o que implica em grandes riscos de contaminação aos profissionais, além de transformar o espaço do consultório odontológico em um grande propagador de vírus. Este trabalho tem como objetivo avaliar os métodos de biossegurança utilizados pelos cirurgiões-dentistas durante a pandemia de COVID-19, visando entender suas implicações quanto à eficácia desses métodos e como eles nos levaram para essa flexibilização na biossegurança atualmente. Para a realização deste trabalho, foi feita uma revisão de literatura através de um levantamento bibliográfico de artigos selecionados das grandes revistas de importância na odontologia, considerando a relevância deles para que dessa forma seja possível entender a importância dos métodos de biossegurança utilizados pelos cirurgiões-dentistas durante a pandemia. Concluiu-se que em geral houve um aumento das diretrizes de biossegurança adotadas por cirurgiões-dentistas durante a pandemia, incorporando medidas adicionais para reduzir o risco de contágio no ambiente odontológico e como algumas dessas medidas se perpetuaram. Dentre as principais mudanças, encontraram-se a intensificação do uso de equipamentos de proteção individual, com o uso de máscaras PFF2 ou N95 e faceshield; bem como a adequação das técnicas utilizadas, com a redução do uso de equipamentos e procedimentos que pudessem aumentar a dispersão de aerossóis.  Destacou-se a eficácia do seguimento adequado dos protocolos de biossegurança na prevenção do contágio, e a importância da constante atualização e padronização internacional destas diretrizes.

Biografia do Autor

Julia Squarsone Castro, Universidade São Francisco- USF

Graduanda em Odontologia pela Universidade São Francisco (USF).

Valdineia Maria Tognetti, Universidade São Francisco- USF

Doutora em odontopediatria. Docente do curso de Odontologia na Universidade São Francisco- USF.

Luís Eduardo Teixeira da Silva, Universidade São Franscisco- USF

Orientador. Mestre em educação pela Universidade São Franscisco (USF). Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial. Especialista em Saúde Pública pela FSP/USP. 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Castro, J. S., Tognetti, V. M., & Silva, L. E. T. da. (2023). MÉTODOS DE BIOSSEGURANÇA APRESENTADOS PELOS CIRURGIÕES-DENTISTAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 E SUAS IMPLICAÇÕES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 51–72. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9476