O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS PROFESSORES DE BEBÊS: UMA REVISÃO

Autores

  • Gisleine Cristina da Silva Universidade Estadual de Maringá- UEM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9488

Palavras-chave:

Formação continuada. Professores de bebês. Identidade profissional.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi compreender qual o papel da formação continuada na identidade dos professores de bebês, a partir da literatura brasileira. Foi feito um levantamento da literatura em setembro de 2022, nas bases de dados Google Acadêmico, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os descritores utilizados foram os seguintes: ‘’formação continuada” AND ‘’professores de bebês” AND ‘’identidade profissional”, em todas as bases de dados. Desse modo, foram selecionados 09 artigos sendo incluídos segundo os critérios de elegibilidade. Verificou-se que 11,1 % dos artigos afirmam a construção da identidade do professor de bebê é essencial para que tal profissional venha a ter o seu trabalho docente respeitado e valorizado e assim aconteça a superação das da ótica assistencialista do trabalho realizado com os bebês na educação infantil, enquanto 33,3% apontam que a  formação continuada é um espaço de aprendizagem essencial na constituição e ressignificação da identidade docente sendo um espaço de superação da a ausência de valorização e reconhecimento social, bem como, um meio de aperfeiçoamento do trabalho pedagógico das instituições de educação infantil. Já 22,2 % dos artigos revelam que a construção da identidade dos professores de bebês está relacionada a trajetória pessoal e trajetória profissional dos sujeitos, ao passo que 11,1% abordam que apesar da prática nos berçários envolverem múltiplos saberes e culturas há uma divisão sobre a necessidade de cuidar e educar na educação infantil em que o cuidar associa-se às práticas do passado e educar aproxima-se ao novo papel profissional, representando estratégias identitárias para a valorização da docência com bebês. E, ainda, 22,2% dos artigos revelam que a identidade de cada um influência a ação profissional, considerando as singularidades que expõem as especificidades de cada docente. Conclui-se que a formação continuada é um fator de aprendizagem essencial na construção e ressignificação da identidade docente e oportuniza maior visibilidade do professor enquanto profissional, caminhando na direção da valorização, da elevação da qualidade do trabalho pedagógico e reconhecimento social.

Biografia do Autor

Gisleine Cristina da Silva, Universidade Estadual de Maringá- UEM

Mestranda em educação - Programa de Pós-Graduação em Educação UEM. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional – Universidade Estadual de Maringá (UEM).  

 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Silva, G. C. da. (2023). O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS PROFESSORES DE BEBÊS: UMA REVISÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 113–132. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9488