O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO (TI) NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CEI TERTULIANO CAMBRAIA, FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL

Autores

  • Maria Antônia da Silva Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, Ceará
  • Theresa Christine Filgueiras Russo Aragão Universidad Del Sol em Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9489

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação. Educação Infantil. CEI. Afetividade. Aprendizado.

Resumo

A adoção de recursos tecnológicos de informação é ação promotora da melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem no universo educacional infantil? A Escola, ao disponibilizar jogos e atividades lúdicas adaptáveis ao ensino tradicional, age de modo colaborativo no processo do ensino aprendizagem da criança? Para responder a essas e outras relevantes perguntas referentes a essa tema, a autora do presente artigo enveredou por um estudo investigativo, com o objetivo de avaliar e discutir a influência das Tecnologias de Informação (TI) no Centro de Educação Infantil (CEI) Tertuliano Cambraia localizado na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Para essa finalidade foi realizada uma pesquisa de campo usando a ferramenta questionário, do tipo semiestruturado, aplicado a uma amostra de gestores, professores e pais de alunos do referido CEI. Os dados foram coletados e tratados estatisticamente no programa Excel. A partir das opiniões da amostra dos entrevistados concluiu-se que: o uso das TI como ferramenta pedagógica é de grande relevância para o processo de construção de conhecimento na Educação infantil no CEI Tertuliano Cambraia; a adoção de recursos tecnológicos pelo referido CEI é ação que vem promovendo melhorias na qualidade do ensino e da aprendizagem na educação infantil; a professora ao disponibilizar jogos e atividades lúdicas adaptáveis ao ensino tradicional vem agindo de modo colaborativo nesse processo que visa a melhoria da educação infantil. Finalmente, o diálogo entre as TI, Afetividade e Ludicidade orquestrado pela professora do ensino infantil no CEI Tertuliano Cambraia, vem promovendo melhorias na qualidade do ensino das crianças que têm demonstrado maior satisfação em aprender de forma integrada com a professora e o apoio dos pais.

Biografia do Autor

Maria Antônia da Silva, Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, Ceará

Professora da CEI Tertuliano Cambraia da rede Municipal de Ensino de Fortaleza, Ceará. Secretaria Municipal de Fortaleza, Ceará. Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol em Fortaleza, Ceará, Brasil.

Theresa Christine Filgueiras Russo Aragão, Universidad Del Sol em Fortaleza

Professora de Metodologia e Estatística aplicada da Universidad Del Sol em Fortaleza, Ceará, Brasil. Doutora em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Professora aposentada do Centro de Ciências da Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Silva, M. A. da, & Aragão, T. C. F. R. (2023). O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO (TI) NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CEI TERTULIANO CAMBRAIA, FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 31–50. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9489