AS CANÇÕES DE MIMAR NO JARDIM DE INFÂNCIA E NA CRECHE: CANÇÃO MIMADA, CRIANÇA ENCANTADA

Autores

  • Maria de Fátima Martins de Castro Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa Caldas das Taipas, Guimarães
  • António José Pacheco Ribeiro Universidade do Minho- Portugal

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9577

Palavras-chave:

Música. Canções Mimadas. Jardim de Infância. Creche.

Resumo

Este artigo apresenta o projeto de intervenção pedagógica resultado da Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, implementado nas valências de Jardim de Infância e de Creche. O tema do projeto intitulou-se As Canções de Mimar no Jardim de Infância e na Creche: Canção Mimada, Criança Encantada que emergiu após as observações realizadas tendo em especial atenção os interesses dos grupos de crianças de cada contexto pela música e cantar canções. Na abordagem deste tema pretendi envolver ao máximo a participação das crianças de ambos os contextos de modo a cativá-las, motivá-las e a entusiasmá-las na realização das atividades. No que concerne às metodologias que apoiaram a concretização deste projeto a metodologia de investigação aproximou-se de uma investigação-ação e metodologia de ensino baseou-se no modelo curricular High/Scope. Os instrumentos de recolha de dados foram: observação, notas de campo e registos fotográficos. Em referência aos dados obtidos constatou-se que os objetivos foram conseguidos, uma vez que ao longo da implementação do projeto as crianças demonstraram-se motivadas, empenhadas, participativas e, acima de tudo, encantadas, o que revela interesse e contentamento pelo trabalho desenvolvido; as crianças adquiriram novas competências e ampliaram também conhecimentos sobre a música, através das canções de mimar.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Martins de Castro, Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa Caldas das Taipas, Guimarães

Mestrado em Educação Pré-Escolar Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa Caldas das Taipas, Guimarães.

António José Pacheco Ribeiro, Universidade do Minho- Portugal

Doutor Estudos da Criança Especialidade Educação Musical Conservatório do Vale do Sousa Universidade do Minho – CIEC Campus de Gualtar 4710-057  Braga, Portugal.

 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Castro, M. de F. M. de, & Ribeiro, A. J. P. (2023). AS CANÇÕES DE MIMAR NO JARDIM DE INFÂNCIA E NA CRECHE: CANÇÃO MIMADA, CRIANÇA ENCANTADA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 97–112. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9577