O PAPEL DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE 2 A 5 ANOS DE IDADE

Autores

  • Maria Elisa Patrasso de Oliveira Fagundes Universidade de Vassouras
  • Ana Vitória Alves Adriano Marques Universidade de Vassouras
  •  Ibérico Alves Fontes Universidade de Vassouras
  • Thiago José de Oliveira Universidade de Vassouras
  • Deodato Alves Ferreira Filho Universidade de Vassouras
  •  Anderson da Silva Souza Universidade de Vassouras
  • Roberto Cesar Pereira da Motta Universidade de Vassouras
  • Wallace José Chicarino Oliveira Junior Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9611

Palavras-chave:

Crianças. Desenvolvimento Psicomotor. Educação Física. Psicomotricidade.

Resumo

: Sendo a psicomotricidade o estudo do corpo em movimento do homem, a mesma é considerado uma ciência, pois é através dela que se realiza uma análise da conexão com os aspectos emocionais, cognitivos e motores, relacionado com a ação de se movimentar. Na Educação Infantil, a psicomotricidade é considerada como o começo do processo de aprendizado.  O objetivo geral do estudo é realizar uma analise acerca do papel da psicomotricidade no desenvolvimento de crianças de 2 a 5 anos de idade. Foi elaborada uma revisão bibliográfica , em que a pesquisa foi realizada através de buscas nas bases de dados Scielo, google acadêmico e em repositórios de universidades brasileiras. É de grande importância estimular o trabalho psicomotor, desenvolvimento motor dentre outros trabalhos como afetivo nas crianças para que futuramente essas crianças não venham a apresentar dificuldades e problemas em sua fase adulta. Portanto, a psicomotricidade tem a visão de melhorar o aspecto da comunicação física, o que equivale a dar a uma pessoa a oportunidade de controlar seu corpo, tornando seu equilíbrio perfeito.

Biografia do Autor

Maria Elisa Patrasso de Oliveira Fagundes, Universidade de Vassouras

Graduanda do Curso de Educação Física 8º período, Universidade de Vassouras.

Ana Vitória Alves Adriano Marques, Universidade de Vassouras

Graduanda do Curso de Educação Física 8º período, Universidade de Vassouras.

 Ibérico Alves Fontes, Universidade de Vassouras

Mestre em Ciências da Atividade Física, Universidade Salgado de Oliveira, Docente do curso de Educação Física Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Thiago José de Oliveira, Universidade de Vassouras

Mestrando em Ciências da Saúde, Universidade de Vassouras, Docente do curso de Educação Física Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.  

Deodato Alves Ferreira Filho, Universidade de Vassouras

Mestre em Psicologia, Universidade Católica de Petrópolis, Docente do curso de Educação Física Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

 Anderson da Silva Souza, Universidade de Vassouras

Especialização em Treinamento Desportivo, FIJ Faculdades Integradas Jacarepaguá, Docente do curso de Educação Física Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Roberto Cesar Pereira da Motta, Universidade de Vassouras

Especialização Fisiologia Geral e Avaliação Funcional, FAMATH, Docente do curso de Educação Física Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Wallace José Chicarino Oliveira Junior, Universidade de Vassouras

Mestrando em Ciências da Saúde, Universidade de Vassouras, Docente do curso de Educação Física Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Fagundes, M. E. P. de O., Marques, A. V. A. A., Fontes, IbéricoA., Oliveira, T. J. de, Ferreira Filho, D. A., Souza, AndersondaS., … Oliveira Junior, W. J. C. (2023). O PAPEL DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE 2 A 5 ANOS DE IDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 586–600. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9611