A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Lívia Barbosa Pacheco Souza Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9613

Palavras-chave:

Educação Infantil. Educação Antirracista. Educação.

Resumo

A educação infantil antirracismo requer questionar e abordar múltiplos fatores, incluindo como o campo da primeira infância privilegia o conhecimento eurocêntrico e os paradigmas de desenvolvimento, e como o privilégio e o poder brancos sustentam as práticas institucionais e administrativas. Em suma, a educação infantil antirracista se concentra em mecanismos institucionais e individuais que reificam a branquitude, limitam discussões críticas sobre raça e racismo e silenciam diversos saberes e experiências. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo principal compreender a importância da educação antirracista na educação infantil. Por meio, de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo documental. Se compreendeu que para aprender sobre raça, as crianças precisam de tempo, espaço, currículo e apoio para falar e dar sentido ao que estão vendo e percebendo. Exige que os professores abracem a conversa, mesmo que sintam incerteza ou desconforto ao fazê-lo. Os professores devem falar sobre raça todos os dias porque a raça existe todos os dias. As crianças merecem espelhos que reflitam a si mesmas e janelas para observar as experiências de outras pessoas. Eles merecem a oportunidade de fazer as perguntas que se formam em suas mentes sobre diferenças e semelhanças à medida que aprendem a categorizar o mundo ao seu redor. Um é antirracista e luta contra o racismo, ou é racista por padrão. O racismo não é definido por quem você é, mas por suas ações. É o que se faz ou deixa de fazer que torna uma pessoa racista.

Biografia do Autor

Lívia Barbosa Pacheco Souza, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Especialista em Educação em Gênero e Direitos Humanos pelo NEIM-UFBA, em Gênero e Sexualidade na Educação pelo NUCUS-UFBA, e em Relações Étnico Raciais pela UNIAFRO-UNILAB; Graduanda da Licenciatura Plena em Pedagogia da UNEB.  https://orcid.org/0000-0002-3148-5536.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Souza, L. B. P. (2023). A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SÉRIES INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 253–268. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9613