AS CONTRIBUIÇÕES DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS NA PREVENÇÃO DA CONDROMALÁCIA PATELAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Gabriel Leal Francisco Universidade de Vassouras
  • Thiago José de Oliveira Universidade de Vassouras
  • Wallace José Chicarino Oliveira Junior Universidade de Vassouras
  • Roberto Cesar Pereira da Motta Universidade de Vassouras
  • Anderson da Silva Souza Universidade de Vassouras
  • Ibérico Alves Fontes Universidade de Vassouras
  • Deodato Alves Ferreira Filho Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9619

Palavras-chave:

Exercício físico. Condromalácia patelar. Benefícios. Saúde. Prevenção.

Resumo

A condromalácia patelar é uma patologia da qual é possível conviver com ela, porém não há cura. O objetivo deste estudo foi verificar os benefícios dos exercícios físicos na prevenção e no tratamento da condromalácia patelar. A metodologia adotada foi a revisão de literatura através de artigos que embasam teoricamente os exercícios físicos; a condromalácia patelar e os benefícios destes exercícios frente a essa patologia. Os resultados mostraram que a prática constante de exercícios físicos traz benefícios para a saúde de modo geral, principalmente na prevenção de inúmeras doenças, contribui no tratamento da condromalácia patelar de forma que a pessoa acometida por esta patologia consiga viver melhor e sem dores, além de contribuir para com o físico e o psicológico. Conclui-se que ao ter o hábito da prática de exercícios em conjunto com um profissional qualificado para conduzir tais atividades é plenamente possível evitar que seja acometido por doenças.

Biografia do Autor

Gabriel Leal Francisco, Universidade de Vassouras

Graduando do Curso de Educação Física 8º período, Universidade de Vassouras. 

Thiago José de Oliveira, Universidade de Vassouras

Mestrando em Ciências da Saúde, Universidade de Vassouras, Docente do curso de Educação Física Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.  

Wallace José Chicarino Oliveira Junior, Universidade de Vassouras

Mestrando em Ciências da Saúde, Universidade de Vassouras, Docente do curso de Educação Física Universidade de Vassouras, RJ, Brasil. 

Roberto Cesar Pereira da Motta, Universidade de Vassouras

Especialização Fisiologia Geral e Avaliação Funcional, FAMATH, Docente do curso de Educação Física Universidade de Vassouras, RJ, Brasil. 

Anderson da Silva Souza, Universidade de Vassouras

Especialização em Treinamento Desportivo, FIJ Faculdades Integradas Jacarepaguá, Docente do curso de Educação Física Universidade de Vassouras, RJ, Brasil. 

Ibérico Alves Fontes, Universidade de Vassouras

Mestre em Ciências da Atividade Física, Universidade Salgado de Oliveira, Docente do curso de Educação Física Universidade de Vassouras, RJ, Brasil. 

Deodato Alves Ferreira Filho, Universidade de Vassouras

Mestre em Psicologia, Universidade Católica de Petrópolis, Docente do curso de Educação Física Universidade de Vassouras, RJ, Brasil. 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Francisco, G. L., Oliveira, T. J. de, Oliveira Junior, W. J. C., Motta, R. C. P. da, Souza, A. da S., Fontes, I. A., & Ferreira Filho, D. A. (2023). AS CONTRIBUIÇÕES DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS NA PREVENÇÃO DA CONDROMALÁCIA PATELAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 868–876. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9619