MANIFESTAÇÕES RADIOLÓGICAS NA ESCLEROSE TUBEROSA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Emanuelle Gomes Caldas de Sá Faculdade Estácio de Sá
  • Américo Alves da Mota Júnior Faculdade Estácio de Sá
  • Aquino Santana Gomes Faculdade Estácio de Sá
  • Rafael Valois Vieira Faculdade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9658

Palavras-chave:

Esclerose tuberosa. Diagnóstico por imagem. Doença rara.

Resumo

A esclerose tuberosa é uma doença genética rara, multissistêmica, de caráter autossômico dominante, com incidência de 1 em 6.000-10.000 nascidos vivos anualmente. Na esclerose tuberosa, os órgãos mais acometidos são: o cérebro, coração, pele, olhos, rins e pulmões. Em decorrência da abrangência da patologia, as suas manifestações clínicas são variadas em termos de gravidade e diversidade de órgãos e tecidos acometidos. Não existindo assim um sintoma único e específico para TSC. No processo diagnóstico aponta-se que a tomografia computadorizada e ressonância magnética estão instituídas como técnicas de investigação de primeira linha, sendo a presença de rabdomiomas a razão mais comum para suspeita da doença. A antecipação do diagnóstico é primordial, à medida que se torna um diferencial para uma melhor triagem, monitoramento e sequenciamento do paciente. O manejo clínico é principalmente realizado de forma sintomática, com alternativas que variam entre intervenções farmacológicas, cirúrgica ou comportamental. Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi descrever os principais achados radiológicos da esclerose tuberosa, descritos na literatura. Conclui-se que a evolução da esclerose tuberosa estar associada ao período em que a mesma é diagnosticada, sendo o diagnóstico precoce crucial para uma melhor triagem, monitoramento e sequenciamento do paciente.

Biografia do Autor

Emanuelle Gomes Caldas de Sá, Faculdade Estácio de Sá

Estudante de medicina, Faculdade Estácio de Sá, departamento de medicina, Juazeiro – BA, Brasil.

Américo Alves da Mota Júnior, Faculdade Estácio de Sá

Mestre em PPGEcoH (UNEB), Docente do curso de medicina, Faculdade Estácio de Sá, departamento de medicina, Juazeiro – BA, Brasil.

Aquino Santana Gomes, Faculdade Estácio de Sá

Médico radiologista (IMIP), Docente do curso de medicina, Faculdade Estácio de Sá, departamento de medicina, Juazeiro BA, Brasil.

Rafael Valois Vieira, Faculdade Estácio de Sá

Médico especialista em preceptoria (UFRN), Docente do curso de medicina, Faculdade Estácio de Sá, departamento, Juazeiro – BA, Brasil, 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Sá, E. G. C. de, Mota Júnior, A. A. da, Gomes, A. S., & Vieira, R. V. (2023). MANIFESTAÇÕES RADIOLÓGICAS NA ESCLEROSE TUBEROSA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 841–850. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9658