PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS DO EMPREGADO: A INCIDÊNCIA DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS NO TELETRABALHO

Autores

  • Nathalya Aparecida Lemes Reis Universidade Federal do Tocantins
  • Suzidarly Ribeiro Teixeira Fernandes Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9662

Palavras-chave:

Privacidade. Teletrabalho. LGPD.

Resumo

O presente trabalho aborda a privacidade e a proteção de dados do empregado no teletrabalho com enfoque na incidência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com o objetivo de verificar o alcance e a aplicabilidade da LGPD para essa proteção, foram trazidas, inicialmente, as regras desse sistema de tutela, suas principais normas, fundamentos e princípios. Contornos relacionados à obtenção, guarda e utilização dos dados pessoais do trabalhador são inseridos na perspectiva do contrato de trabalho, em todas suas fases e mesmo após a extinção contratual. O estudo é fundado em pesquisa bibliográfica exploratória que utilizou em estudo qualitativo, livros e artigos sobre o tema, além da legislação constitucional e infraconstitucional pertinente. Concluiu-se que todo ciclo contratual havido entre empregado e empregador está sob o regramento de resguardo de dados do trabalhador, mormente para prevenir lesões a direitos decorrentes de vazamentos ou utilização abusiva de seus dados. Incumbe ao empregador a adoção de medidas necessárias para garantir a proteção dos dados e da privacidade do teletrabalhador, sob pena de sofrer sanções previstas na mencionada Lei, sem prejuízo de outras penalidades de natureza trabalhista, civil e/ou penal cabíveis.

Biografia do Autor

Nathalya Aparecida Lemes Reis, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Direito pela Faculdade Católica do Tocantins e pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Federal do Tocantins.

Suzidarly Ribeiro Teixeira Fernandes, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins. Professora de Direito Processual do Trabalho na Pós-Graduação em Direito e Processo do Trabalho da UFT. 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Reis, N. A. L., & Fernandes, S. R. T. (2023). PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS DO EMPREGADO: A INCIDÊNCIA DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS NO TELETRABALHO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 269–290. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9662