ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA REDUÇÃO DO TURNOVER EM UMA EMPRESA DE ARTIGOS PARA FESTA NA CIDADE DE PALMAS-TO

Autores

  • Mateus Salgueiro Pinto Faculdade Serra do Carmo
  • Alan Barros Bitar Faculdade Serra do Carmo
  • Cejana Marques Borges Faculdade Serra do Carmo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9679

Palavras-chave:

Endomarketing. Turnover. Funcionários.

Resumo

O alto índice de Turnover (rotatividade) de funcionários é um desafio para muitas empresas e por esse motivo, as empresas buscam oferecer estímulos aos seus colaboradores como forma de fazê-los permanecer motivados em suas atividades. Nesse contexto, surge o Endomarketing como uma ferramenta para melhor aproveitamento dos colaboradores, permitindo a possibilidade de motivar os chamados clientes internos de uma empresa. Com isso, surge a proposta de investigação, através da seguinte indagação: como o Endomarketing pode ser Estratégico para redução do Turnover de uma empresa? Com perspectiva de pesquisa descritiva e exploratória, o Artigo em questão, busca - através de estudo de caso, verificar a eficácia do Endomarketing enquanto ferramenta Estratégica para a diminuição da rotatividade de colaboradores, buscando compreender as causas e efeitos, bem como ações que possam reduzi-la e/ou eliminá-la. Como método de pesquisa, foi realizada uma pesquisa teórica através do levantamento de dados sobre a temática, e a execução de pesquisa foi através do modelo exploratório, ou seja, pesquisa de campo em uma Empresa de Artigos para Festa localizada na cidade de Palmas-TO. Foi utilizado o método quantitativo e qualitativo para análise dos resultados sobre o problema pesquisado. A partir dos resultados obtidos verificou-se que as Estratégias de Endomarketing podem reduzir o Turnover por meio de uma melhor remuneração, premiação, promoção e valorização dos colaboradores, diminuição da carga excessiva de trabalho, criação de um clima organizacional saudável, metas atingíveis, melhorias na comunicação entre os gestores e colaboradores (evitando ruídos e fofocas), criar uma política de Feedbacks, criar pesquisa de satisfação, oferecer um plano de carreira e oferecer momentos de lazer.

Biografia do Autor

Mateus Salgueiro Pinto, Faculdade Serra do Carmo

Graduando em Administração. FASEC - Faculdade Serra do Carmo. 

Alan Barros Bitar, Faculdade Serra do Carmo

Mestre Administração. FASEC - Faculdade Serra do Carmo. 

Cejana Marques Borges, Faculdade Serra do Carmo

Mestre Desenvolvimento Regional. FASEC - Faculdade Serra do Carmo. 

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Publicado

2023-05-31

Como Citar

Pinto, M. S., Bitar, A. B., & Borges, C. M. (2023). ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA REDUÇÃO DO TURNOVER EM UMA EMPRESA DE ARTIGOS PARA FESTA NA CIDADE DE PALMAS-TO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 822–840. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9679