TRABALHO, EDUCAÇÃO E JUVENTUDE NO SÉCULO XXI: UM BREVE ESTUDO NO SISTEMA CAPITALISTA

Autores

  • Maracy Oliveira de Santana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Alexsandra Karla Pontes de Azevedo Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Maria Aparecida dos Santos Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9688

Palavras-chave:

Trabalho. Juventude. Educação.

Resumo

Este estudo tem por objetivo compreender a relação entre trabalho, educação e juventude no sistema capitalista, com uma discussão mais geral acerca da origem do trabalho nas relações humanas. A proposta da análise é voltada para o estudo sobre o trabalho e a sua relação com a educação dos adolescentes. A temática também busca trazer uma visão sobre as formas de trabalho com previsão legal, sendo observado que a Constituição Federal de 1988 trouxe a proteção da criança e do adolescente, com absoluta prioridade nas relações sociais. Com o intuito de alcançar o objetivo proposto para este estudo realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental (leis e decretos), ancorada nos seguintes autores: Brasão e Moraes (2022), Ciavatta (2005), Cassab (2007), Manfredi (2002), Marx (2017), Saviani (2007) entre outros. Para tanto, a partir de uma abordagem qualitativa, nos direitos sociais previstos na Constituição Federal de 1988 é possível entender que o trabalho para os adolescentes deve ser regrado pela idade e por condições proibitivas, uma vez que é vedado o trabalho noturno, insalubre e perigoso para os adolescentes menores de 18 (dezoito) anos. Quanto à relação entre trabalho e educação dos adolescentes, na condição de aprendiz, há o disciplinamento no Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como na Consolidação das Leis do Trabalho, cujas exigências são de que o aprendiz esteja regularmente matriculado em curso e com prazo de duração de até 2 (dois) anos, como regra. Contudo, a educação de qualidade dos jovens e o seu aprendizado é um desafio no século XXI no Brasil.

Biografia do Autor

Maracy Oliveira de Santana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Advogada. Graduada em Direito pela Universidade Potiguar (UNP).

Alexsandra Karla Pontes de Azevedo Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).  Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Potiguar (UNP).

Maria Aparecida dos Santos Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e docente do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Santana, M. O. de, Medeiros, A. K. P. de A., & Ferreira, M. A. dos S. (2023). TRABALHO, EDUCAÇÃO E JUVENTUDE NO SÉCULO XXI: UM BREVE ESTUDO NO SISTEMA CAPITALISTA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 133–147. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9688